Hospital das Clínicas realiza mutirão de laqueadura em Senador Guiomard

O Hospital das Clínicas do Acre (HC) realiza nesta sexta-feira, 13, o primeiro mutirão de cirurgias de laqueadura ou ligadura de tubas uterinas em 11 pacientes já confirmadas. Todos os procedimentos ocorrerão nas dependências do Hospital Geral Doutor Ary Rodrigues, em Senador Guiomard. Uma parceria que existe desde o início deste ano com o intuito de diminuir a demanda existente em várias especialidades.

Para se submeter a algum procedimento de esterilização definitivo, a paciente precisa ser maior de 25 anos de idade ou, pelo menos, com dois filhos vivos. É necessário haver o prazo mínimo de 60 dias entre a manifestação da vontade e a cirurgia, pois durante esse período será disponibilizado à pessoa interessada acesso a todas as informações referentes ao procedimento, incluindo aconselhamento por equipe multidisciplinar de planejamento familiar, visando sempre desencorajar a esterilização precoce, como discorre a lei nº 9.263, de 12 de janeiro de 1996. Em Rio Branco, essa equipe encontra-se sob a responsabilidade do médico George Umeoka, na Unidade de Pronto Atendimento do Tucumã.

Outros mutirões

Toda terça, quarta e quinta ocorre também o mutirão de cirurgias de hérnia no Hospital Geral de Senador Guiomard, que já realizou em torno de 250 procedimentos para atender a demanda reprimida que existe desde o fim de 2010 e pretende finalizar até agosto porque restam apenas 46 pacientes.

Segundo a equipe do Centro de Agendamentos Cirúrgicos (CAC) do Hospital das Clínicas, após o término do período de cirurgias de hérnia, está previsto para o mês de agosto um mutirão de cirurgias de vesícula para atender o restante dos pacientes represados, que já estão sendo contatados para os procedimentos ambulatoriais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter