Hospital das Clínicas atendeu mais de 45 mil pacientes entre janeiro e novembro de 2017

De janeiro a novembro de 2017, o HC realizou mais de 4 mil cirurgias (foto: Júnior Aguiar)

Uma das maiores unidades de saúde do Acre divulgou nesta sexta-feira, 22, o balanço parcial dos atendimentos realizados ao longo do ano de 2017.

Os números impressionam. Foram mais de 45,8 mil pacientes atendidos de janeiro a novembro deste ano, conforme balanço apresentado pela direção do Hospital das Clínicas (HC) em Rio Branco.

A divulgação das ações desenvolvidas ao longo de 2017 e de seus resultados tem como objetivo disseminar as informações sobre a atuação da unidade, que tem, por exemplo, avanços em procedimentos de alta complexidade e aumentando a oferta de cirurgias.

Nos últimos 11 meses, foram realizadas mais de 4 mil cirurgias. A agência transfusional, cuja função é armazenar sangue e seus derivados, além de realizar exames, liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões, realizou 7,9 mil atendimentos no período.

A superintendente do HC, Juliana Quinteiro avaliou de forma positiva os resultados alcançados pela instituição neste ano. “Esse resultado é a soma do esforço de todos os servidores, que são parceiros do hospital e se esforçam para oferecer o melhor atendimento possível aos pacientes. A sensação nessa reta final do ano é de sentimento cumprido.”

Outro importante setor, que vem colocando o Acre em destaque no cenário nacional, é a Central de Transplantes, que só este ano já mudou a vida 43 pacientes que saíram da fila de espera por um novo órgão.

Por meio do serviço de Nefrologia do Hospital das Clínicas, 236 pacientes foram inseridos no programa de hemodiálise, com a realização de 37 mil sessões ao longo do ano.

Atendimentos especializados do HC durante o ano de 2017 (foto: Júnior Aguiar)

Fisioterapia e reabilitação também se destacaram. Foram registrados mais de 107 mil atendimentos entre pacientes que foram atendidos no Hospital das Clínicas, Dom Bosco e Fundação do Bem-Estar Social (Funbesa).

Nos serviços diversos, o Hospital das Clínicas fecha o ano com a realização de quase 2 mil pequenas cirurgias, com 5,2% de redução de infecção hospitalar em pacientes da UTI e 14,5% de redução da taxa de letalidade.

Também em 2017, foram realizados 767 procedimentos cirúrgicos no interior do Estado por meio do programa do Governo – Mutirão de Cirurgias. Já na capital, 22 pacientes realizaram cirurgia bariátrica.

O serviço de Nutrição e Dietética do Hospital das Clínicas também registra 742,7 mil refeições servidas na unidade até novembro de 2017.

“Ficamos satisfeitos com esses números apresentados. O HC é uma das nossas maiores unidades e todos os anos se supera, desenvolvendo um trabalho de suma importância para ações em alta complexidade na saúde do Acre”, destaca Gemil de Abreu Júnior, secretário de Estado de Saúde.

Realização de exames foi um dos serviços que atendeu mais de 45 mil pessoas ao longo de 2017 (Foto: Júnior Aguiar)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter