Hospital da Mulher e da Criança no Vale do Juruá recebe equipamentos

Duas usinas vão garantir oxigênio para unidades hospitalares

equipamentos_para_hospital_220311.jpg

Usinas vão garantir oxigênio para unidades hospitalares do Vale do Juruá (Foto: Flaviano Schneider)

O Hospital da Mulher e da Criança do Juruá recebeu mais uma grande quantidade de equipamentos, dentre os quais se destacam duas usinas de oxigênio com capacidade de produção, cada uma, de 13,1 metros cúbicos por hora de oxigênio. Provenientes de Porto Velho, de onde vieram de balsa. Os equipamentos pesam cerca de 20 toneladas e vieram em dois caminhões. Para transportá-los desde o porto até o hospital foi montada uma delicada operação que teve até o fechamento da Rua 15 de Novembro por parte da Ciretran. Para carregar e descarregar os equipamentos, especialmente as duas usinas que pesam cada uma 850 quilos, a direção do hospital contou com a colaboração do Consórcio Juruá, empresa que constrói a Ponte do Juruá. Especialmente importante foi a cessão de um gigantesco guindaste, que possibilitou que os equipamentos fossem colocados no interior do hospital        

Segundo o técnico da empresa responsável pela montagem, José Roberto dos Santos, as duas usinas geradoras de oxigênio, uma central de ar e uma central de vácuo já estarão instaladas dentro de 20 dias, prontas para entrarem em funcionamento. Ainda de acordo com José Roberto empresa responsável está montando uma base em Cruzeiro do Sul com pessoal habilitado para fazer acompanhamento e manutenção preventiva e corretiva de todo sistema, 24 horas por dia.

Oxigênio para todos os hospitais

A gerente do hospital, Fabiana Ricardo, ficou animada com a chegada de mais uma parte dos equipamentos. Ela contou que as duas usinas geradoras de oxigênio vão abastecer as UTIs neonatal, semi-intensiva e o centro cirúrgico do hospital, além de atender outras unidades de saúde da região do Juruá.

De acordo com Fabiana, no ano passado, antes de a BR-364 fechar, o hospital recebeu alguns equipamentos como 19 incubadoras, 19 monitores, eletrocardiograma, ultrassom portátil e também os armários projetados que estão sendo montados. Mas ainda estão em Rio Branco outros equipamentos como camas, aparelhos de raios X, mamógrafo e componentes do centro cirúrgico.

“Ficamos sabendo que o governador Tião Viana está entrando em contato com a aeronáutica para ver a possibilidade de vir um cargueiro para trazer estes equipamentos antes de a estrada abrir.”

{xtypo_rounded2}Equipamentos

  • 02 usinas de oxigênio com capacidade de produção de 13,1m3/hora de oxigênio;
  • 03 compressores tipo parafuso, cada um com 50HP;
  • 02 secadores de refrigeração, capacidade de 480m3/hora
  • Filtros para tratamento de ar;
  • 02 reservatórios de 1.000 litros cada, para ar comprimido;
  • 02 reservatórios de 1.000 litros para oxigênio;
  • 02 enchedores de cilindro;
  • 200 cilindros de oxigênio de 10m3
  • 30 cilindros de oxigênio de 3,5 m3,
  • 20 cilindros de 1m3
  • 01 transformador de 330 kVA
  • 01 gerador de 300 kVA  {/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter