Promover a confraternização, reabilitação e socialização dos pacientes com seus familiares e amigos. Esse é o objetivo do calendário anual de festividades realizado no Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac). Na tarde de quarta-feira, 22, por exemplo, a comemoração teve como tema o Carnaval.
Ao som de marchinhas carnavalescas tocadas pela banda de música da Polícia Militar do Acre (PMAC), os pacientes se alegraram e dançaram.
A equipe multiprofissional do Hosmac, formada por psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais, é responsável por organizar as festas.
Segundo a terapeuta ocupacional da unidade, Ângela Galo, a intenção em promover as festividades é fazer com que os pacientes tenham noção de tempo e possam participar de atividades lúdicas que ajudem no tratamento.
“Além disso, eles podem interagir com o meio social. Também é uma forma lúdica de promover a expressão corporal, por meio da dança e tudo influi na melhora do estado de saúde deles”, explicou Ângela.
Gersino Oliveira, 60 anos, está há três anos internado no Hosmac. A felicidade dele era dupla, já que também era seu aniversário. “Fico muito feliz toda vez que tem festa aqui”, disse.