Hosmac promove baile de Carnaval como recurso terapêutico para pacientes 

Ainda faltam alguns dias para o Carnaval, mas para os pacientes em tratamento no Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac), em Rio Branco, a festa momesca foi antecipada para esta quarta-feira, 15, com a realização de um “baile terapêutico”, idealizado pelos servidores da unidade.

Equipe multiprofissional do Hosmac e o Bloco 6 é Demais. Foto: Odair Leal/Sesacre

Uma verdadeira folia, com a presença de DJ, bloco de Carnaval e lanches. Não poderiam faltar as fantasias e marchinhas que embalaram toda a festa. Servidores, familiares e convidados puderam  participar.

A equipe multiprofissional do Hosmac, formada por psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais é responsável por organizar as festas nas datas comemorativas do ano. 

Gerente administrativo Carlos Modesto: “Humanização do atendimento”. Foto: Odair Leal/Sesacre

De acordo com o gerente administrativo da instituição, Carlos Modesto, todos os setores do hospital se uniram para que a festa fosse realizada. Cerca de 60 pacientes participaram da programação.

“É gratificante darmos esse momento a eles, uma tarde maravilhosa, com muita alegria, em que nós também podemos participar. Isso promove a humanização do atendimento e ajuda na recuperação, na valorização da autoimagem e autoestima deles”, destacou. 

Todos os pacientes estavam fantasiados. Foto: Odair Leal/Sesacre

Além da festa, o gestor salientou que este ano a novidade para os pacientes será a implantação de uma horta como terapia, da qual eles poderão cuidar junto aos servidores. 

Para Tereza Almeida, “mãe e avó” de uma paciente que esteve internada no Hosmac durante uma semana, com transtorno de ansiedade, e agora realiza acompanhamento, essas festividades representam alegria e são muito importantes para a familiar, que participa de todas as comemorações. 

Dona Tereza Almeida, familiar de uma paciente em acompanhamento. Foto: Odair Leal/Sesacre

“Minha filha sempre falava das comemorações, e hoje podemos participar junto a ela desse momento de diversão; é muito bom para eles socializarem”, pontuou. 

A atração da tarde foi a participação do Bloco 6 é Demais, do bairro Seis de Agosto. O presidente e carnavalesco Frank Costa falou do convite que o grupo recebeu e relata que os integrantes ficaram emocionados em poder contribuir com o evento. 

Presidente e carnavalesco do Bloco 6 é Demais, Frank Costa. Foto: Odair Leal/Sesacre

“A comunidade ficou sensibilizada e aceitou de cara a participação. Em 2024 falaremos exclusivamente sobre saúde mental em nosso enredo. Essa parceria com o Hosmac só veio agregar”, agradeceu Frank Costa. 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter