Hosmac aborda importância dos cuidados com a saúde mental em programação voltada para pacientes

A programação Janeiro Branco, organizada pelo Hospital de Saúde Mental do Acre (Hosmac), teve início na segunda-feira, 25. O objetivo é promover a conscientização da prevenção ao adoecimento emocional, algo que gera impactos na sociedade. A abertura do evento contou com a palestra da psicóloga Samara Pinheiro, que abordou a importância dos cuidados com a saúde mental aos pacientes.

O fortalecimento da rede de apoio e a forma de a família auxiliar o paciente no acompanhamento, além de orientações sobre os fatores protetivos para o combate ao suicídio e a importância de procurar ajuda profissional foram aspectos levantados.

“Realizamos várias atividades e uma dela é a arteterapia, um método que busca a comunicação de pensamentos e traumas, colocando de forma artística no papel ou tela o que é difícil expressar com palavras”, relatou psicóloga.

 

Psicóloga Samara Pinheiro abordou a importância dos cuidados com a saúde mental aos pacientes Foto: Cedida

Segundo o diretor-geral do Hosmac, Halisson Lima, a escolha do primeiro mês do ano, para a campanha Janeiro Branco, tem termos simbólicos e culturais importantes, pois as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, relações sociais, condições de existência e em suas emoções.

“O objetivo foi chamar a atenção da sociedade para as questões e necessidades relacionadas à saúde mental e emocional das pessoas e das instituições humanas. Precisamos conscientizar a população, combater tabus, mudar paradigmas, orientar os indivíduos e inspirar autoridades a respeito de importantes questões relacionadas às vidas de todo mundo”, destacou o diretor.

Apresentação Teatral – Encontro de Contos Infantis Foto: Cedida

A programação completa contará com apresentação teatral e musical, palestras sobre saúde mental, oferta de lanches e atividades de arteterapia. O público-alvo são pacientes da ala de internação, de ambulatório e servidores do Hosmac.

O encerramento se dará nesta sexta-feira, 29, às 8h, no auditório do Hosmac, e contará com a palestra da psiquiatra Caroline Formiga e a apresentação da Banda de Música da Polícia Militar.

A organização do evento teve direção-geral de Halisson Lima; colaboração dos psicólogos Isadora Sales, Samara Pinheiro e Bruna Karoline, além do coordenador Lineker da Silva e do apoio das assistentes sociais Dayane Neres e Marlene Vieira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter