Horta no Calafate propicia geração de renda a oito famílias

A Horta Comunitária do Calafate iniciou suas atividades. Durante toda a semana passada, foi realizado no bairro o primeiro plantio, com oito famílias que viviam em situação de desemprego e estavam cadastradas em programas sociais do Estado.

Orientaçoes agronoma.JPG - Famílias do Calafate recebem orientação da SEPN para cultivar horta comunitária (Foto: Assessoria SEPN)

Famílias do Calafate recebem orientação da SEPN para cultivar horta comunitária (Foto: Assessoria SEPN)

As hortaliças cultivadas irão abastecer uma creche local, a Marlene Garcia, e garantir também a subsistência das famílias beneficiadas. O excedente será vendido em feiras, o que caracteriza um meio de adquirir renda. A iniciativa foi incentivada e está sendo apoiada pelo governo, por intermédio da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN).

“Antes eu era doméstica, e agora passei a trabalhar na horta. Acho que é melhor trabalhar aqui do que fazendo diária, porque a gente tem o nosso próprio negócio, em vez de estar na cozinha dos outros. Nós plantamos alface, coentro, cenoura, rúcula, cebolinha, chicória, pimentão, feijão e tomate. Então, quando a gente colher, vai aumentar nossa renda”, conta a produtora Raimunda Silva, uma das 32 pessoas envolvidas no projeto.

A engenheira agrônoma Priscila Souza, da SEPN, explica que a secretaria forneceu o material do sistema de cultivo protegido, que são as estufas, bem como o sistema de irrigação para as famílias iniciarem o trabalho. As sementes e mudas foram fornecidas pelo Viveiro da Floresta. As próximas serão produzidas na própria horta comunitária, sob a orientação da equipe técnica da SEPN, que vai apoiar todo o processo de produção.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter