Hora do Planeta reúne ativistas ambientais e músicos acreanos

No Acre, o movimento foi marcado pela apresentação de artistas locais (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Promovido há 10 anos no Acre, o movimento “Hora do Planeta” discute os impactos do consumo humano na terra, incentivando um modelo de sociedade mais sustentável. A última edição do evento foi realizada na noite deste sábado, 25, em frente ao Palácio Rio Branco, na capital.

A Hora do Planeta é uma iniciativa da organização ambiental WWF (World Wildlife Fund), que conta com apoio do governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco. Por uma hora, apagaram-se as luzes como forma de incentivo à reflexão sobre as problemáticas que envolvem algumas práticas individuais de consumo.

A apresentação das bandas  Quebranto, Zé Jarina e Os Descordantes foi iluminada por velas, que foram acesas pelo público presente. Os primeiros 100 ciclistas, a chegar no local, foram presenteados com a camiseta do evento. Paralelamente, foi realizada uma feira de economia solidária, reunindo empreendedores de diversos segmentos.

Ativistas se manifestaram na Praça do Palácio Rio Branco (Foto: Diego Gurgel/Secom)

“Os efeitos das mudanças climáticas estão refletidos cada vez na nossa vida. No Acre, por exemplo, os eventos climáticos estão cada vez próximos, no mesmo ano em que registramos a maior seca da história, vimos também a maior enchente. Os produtores rurais relatam nunca terem visto algo parecido. Por isso, precisamos refletir sobre o consumo desenfreado e mudar de hábitos”, explica Lucas Silva, analista de conservação da WWF.

Edegard de Deus, secretário de Estado de Meio Ambiente, destacou a importância da ação. “Hoje, as principais cidades do mundo, estão apagando as luzes por uma hora, em uma profunda reflexão sobre o que está acontecendo em nosso planeta. Se não mudarmos de atitude, seja no Acre ou em Londres, vamos entrar em colapso e os nossos recursos naturais não serão suficientes para garantir a vida na Terra”, ressaltou.

No ano passado, 156 municípios brasileiros aderiram oficialmente à campanha, desligando por uma hora a iluminação de 505 ícones, entre monumentos, espaços públicos e prédios históricos. Para este ano, a expectativa foi ainda maior, com o incentivo para que pessoas e empresas organizassem suas próprias atividades no sábado, 25 de março.

 

 

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