Hora do Planeta 2011

Governo do Acre e prefeitura de Rio Branco aderem à Hora do Planeta

brazil_rio-branco_palacio-governo-acre_talita-oliveira-before.jpg
hora-do-planeta.jpg

O Acre e a capital, Rio Branco, participam do movimento Hora do Planeta, demonstrando a preocupação com as questões ambientais (Foto: Divulgação)

Já confirmaram participação 3.733 cidades, em 130 países. Em 2011, o movimento incentiva compromisso duradouro das cidades com o meio ambiente. No dia 26 de março, das 20h30 às 21h30 (hora local), a iniciativa pede que as pessoas apaguem as luzes para ver um mundo melhor pelo terceiro ano consecutivo.

O Estado do Acre e a capital, Rio Branco, participam do movimento Hora do Planeta, demonstrando a preocupação com as questões ambientais e o engajamento para a promoção da conservação da natureza e pelo desenvolvimento sustentável. O Acre desenvolve projetos de valorização da floresta e criou um marco legal para incentivo ao pagamento por serviços ambientais, com remuneração adequada para proprietários, populações tradicionais e projetos que contribuam para conservar as florestas.

Estado e prefeitura de Rio Branco também criaram procedimentos para garantir o consumo de madeira de origem legal, eliminando do consumo público o produto de fontes desconhecidas, ilegais e predatórias. "O Acre e a prefeitura de Rio Branco têm um histórico de compromisso com a causa ambiental. A participação na Hora do Planeta, pelo terceiro ano consecutivo, também é uma demonstração desse engajamento e um exemplo para outras cidades e governos", afirmou Denise Hamú, secretária-geral do WWF-Brasil.

O prefeito de Rio Branco, Raimundo Angelim, destacou que o Acre está integrado ao processo de construção de um "círculo virtuoso da sustentabilidade", com medidas que contribuirão para melhorar a qualidade de vida das próximas gerações. "A adesão de Rio Branco ao movimento Hora do Planeta é exemplo de compromisso com o desenvolvimento sustentável", disse. Localizado no Vale do Acre, na região Norte do Brasil, Rio Branco é o mais populoso município do Estado, com 335.796 habitantes, segundo o censo 2010. A capital do Acre foi, ainda, um dos primeiros povoados a surgir às margens do rio Acre.

Na Hora do Planeta 2011, serão desligadas as luzes da prefeitura do Centro e do Horto Florestal, onde funciona a sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente. No Brasil, 26 cidades, incluindo seis capitais, já formalizaram a adesão à  Hora do Planeta 2011. A maior parte delas também participa pela terceira vez.

Outras 14 prefeituras encontram-se já na fase final de entrega do termo, que traz a indicação de quais monumentos serão apagados.  As outras cinco capitais que aderiram são Aracaju (SE), Goiânia (GO), Natal (RN), Rio de Janeiro (RJ) e Vitória (ES). As 20 cidades brasileiras que, a exemplo de milhares em todo o mundo, comprometem-se a apagar as luzes são: Apodi (RN), Arraial do Cabo (RJ), Barueri (SP), Baturité (CE), Bragança (PA), Caçador (SC), Canoas (RS), Divinolândia (SP), Jumirim (SP), Martinópolis (SP), Osasco (SP), Pedreiras (MA), Pindamonhangaba (SP), Poços de Caldas (MG), Ribeirão Pires (SP), Rio das Ostras (RJ), Tarumã (SP), Timóteo (MG), Tucunduva (RS) e Viana (ES).

A edição 2011 da Hora do Planeta vai reunir milhares de pessoas em torno de ícones importantes das cidades, que ficarão às escuras. É que, além do ato simbólico pela conservação do planeta, muitas prefeituras vão promover atos públicos e shows com artistas. Este ano, a Hora do Planeta no Brasil conta com a parceria da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), representando 400 municípios. "É preciso aproveitar o poder de engajamento das prefeituras e dos prefeitos para mobilizar a população", afirmou João Coser, prefeito de Vitória (ES) e presidente da FNP. Representantes de prefeituras podem aderir oficialmente o município enviando e-mail para: cidades@wwf.org.br. Cadastre-se no hotsite Hora do Planeta 2011: www.horadoplaneta.org.br

Sobre o WWF-Brasil

O WWF-Brasil é uma organização não-governamental brasileira dedicada à conservação da natureza com os objetivos de harmonizar a atividade humana com a conservação da biodiversidade e promover o uso racional dos recursos naturais em benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações. O WWF-Brasil, criado em 1996 e sediado em Brasília, desenvolve projetos em todo o país e integra a Rede WWF, a maior rede independente de conservação da natureza, com atuação em mais de 100 países e o apoio de cerca de 5 milhões de pessoas, incluindo associados e voluntários.

Sobre a Hora do Planeta

A Hora do Planeta, conhecida globalmente como Earth Hour, é uma iniciativa global da Rede WWF sobre mudanças climáticas. No sábado, dia 26 de março de 2011, às 20h30, pessoas, empresas, comunidades e governo são convidados a apagar suas luzes pelo período de uma hora para mostrar seu apoio ao combate ao aquecimento global. Na primeira edição, realizada em 2007 na Austrália, 2 milhões de pessoas desligaram as luzes. Em 2008, mais de 50 milhões de pessoas de todas as partes do mundo aderiram à ação. Em 2009, quando o WWF-Brasil realizou pela primeira vez a Hora do Planeta no Brasil, quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo apagaram as luzes. Em 2010, o movimento atingiu 4.200 cidades em 125 países.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter