Após denúncia, o Batalhão de Policiamento Ambiental (BPA) prendeu em flagrante um condutor que transportava madeira ilegal na Rodovia AC-90 (Transacreana), em Rio Branco, na madrugada desta segunda-feira, 15.
A denúncia partiu dos próprios comunitários. Durante a abordagem, os policiais contataram a inexistência do Documento de Origem Florestal (DOF), exigido pelo Instituto de Meio Ambiente (Imac) para comprovar a legalidade da madeira comercializada.
Com o flagrante, o condutor do veículo foi em encaminhado para a delegacia e o caminhão apreendido. Ao todo, 70 metros cúbicos de madeira foram apreendidos durante a operação.
A pena para pessoas flagradas transportando, armazenando ou comercializando madeira ilegal varia de seis meses a um ano, além de pagamento de multa.
Outro flagrante foi realizado na tarde da segunda-feira, 15, no Ramal da Piçarreira, também na capital. Três homens foram presos pelo crime de desmatamento ilegal, que tem como pena a detenção dos autores entre dois e quatro anos mais pagamento de multa.
“As operações de fiscalização não param. Estamos com equipes distribuídas no principais municípios acreanos, especialmente aqueles onde os índices de queimadas e desmatamento ilegal são elevados. É importante que os cidadãos continuem denunciando e contribuam para a repressão dos crimes ambientais no Acre”, frisou o subcomandante do BPA, Samir Freitas.