Hoje é o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer de Cabeça e Pescoço

DSC03858
Hospital do Câncer é referência para o tratamento da doença no Estado (Foto: Arquivo/Secom)

Em 27 de julho é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra o Câncer de Cabeça e Pescoço. A ação é promovida pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço; que instituiu este mês como “Julho Verde”, em alusão à data.

O médico Mario Jorge Ferreira, do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco e especializado na área, esclarece que, nos últimos anos, tem-se notado um aumento do índice de câncer de cabeça e pescoço.

“Há dez anos, essa doença era mais comum em pacientes que faziam o uso de álcool e tabaco. Mas o que se nota é que, mesmo com campanhas de prevenção a essas substâncias, não se observa uma diminuição de casos”, relata.

Ao longo dos anos, os pesquisadores das doenças em cabeça e pescoço observaram que também pessoas que adquiriam o vírus do papiloma humano, ou HPV, doença sexualmente transmissível (DST), eram mais propícias a desencadear tumores de cabeça e pescoço.

Sintomas

Pacientes que têm fatores de risco, não fazem uma higiene bucal adequada, realizam atividade sexual desprotegida e que observam lesões, tumores ou nódulos que persistam por mais de três semanas, são orientados a procurar uma unidade básica de saúde.

Tratamento

Segundo Ferreira, quanto mais precoce for a detecção da doença, mais eficaz será o tratamento. “Dependendo da fase em que a doença é detectada, o tratamento pode se tornar muito estigmatizante e mutilante, portanto, é importante que as pessoas fiquem atentas aos sinais”, finaliza.

Como ter acesso ao tratamento

O HC recebe os pacientes referenciados pelas unidades básicas de saúde e garante o tratamento, desde a assistência médica ao uso de medicamentos e a realização de exames.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter