Escritor entrega livros com histórias dos assentamentos na Amazônia a Tião Viana
O olhar de historiador, as experiências de vida e as histórias dos personagens da reforma agrária na Amazônia se misturam para formar o enredo dos três livros escritos por Francisco Nascimento, acreano de Rio Branco, chefe de gabinete do Instituto de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em Brasília e formado em História pela Universidade Federal do Acre (Ufac).
Na manhã de sábado, 30, Francisco visitou o governador Tião Viana, acompanhado pelo superintendente do Incra no Acre, Taumaturgo Neto, para entregar os três livros que escreveu e em breve chegam às livrarias. Diário dos plantadores de sonhos é o primeiro deles e traz um relato lúdico da reforma agrária de 1977 a 1983, homenageando as pessoas que ajudaram o Incra no período da ditadura militar.
A segunda obra, Cantares à liturgia da alma, é composta por poemas que resgatam a infância e a trajetória de vida do autor. Do outro lado do rio é o terceiro livro e faz um relato das andanças de Francisco Nascimento, enquanto funcionário do Incra, principalmente no Acre, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Pernambuco e Brasília.
“Os livros falam sobre minha vida, mas também sobre o trabalho do Incra ao longo dos anos, a colonização, as histórias das famílias que foram assentadas. Tudo isso com o olhar de historiador, que nunca se perde, mesmo quando se está executando um outro trabalho”, disse o escritor.
Os livros foram lançadas pelo editora Câmara Brasileira de Jovens Escritores e estarão disponíveis nas livrarias em breve.