Hipertensos e diabéticos participam de programa de atividades físicas

Serão oferecidas práticas como hidroginástica, musculação, ginástica com bolas entre outras

 

“Eu me amo, faço exercício físico”. Este é o nome do programa de atividades físicas para prevenir e controlar os fatores de riscos que contribuem para o agravamento de doenças crônico-degenerativas. O lançamento do projeto ocorre nesta quinta-feira, 25, às 8h30, no auditório do Departamento de Vigilância em Saúde. 

O programa faz parte das ações da Secretaria de Estado de Saúde- Sesacre-, por meio da Área Técnica de Vigilância das Doenças Não Transmissíveis, para incentivar a alimentação saudável e o exercício de atividades físicas.  

Serão oferecidas práticas como hidroginástica, musculação, ginástica com bolas e outras. Contemplaram-se pessoas cadastradas no Sistema Estadual  de Informações de Hipertensos e Diabéticos, bem como obesos, sedentários e tabagistas que ingressaram no Programa de Atividade Física em 2008.

A coordenadora do programa, Carla Diana de Mello, afirma que a Sesacre vem elaborando e executando projetos de estímulo às práticas corporais e esportivas, cujas ações são destinadas às pessoas de todas as idades. “Dispomos de profissionais especializados na área de nutrição, psicologia  e educação física contratados exclusivamente para atuar no programa”, completa.

Segundo o Sistema de Informação de Mortalidade do Acre- SIM-, em 2008, dentre as doenças não transmissíveis- cânceres, diabetes, violência, acidentes- as doenças cerebrovasculares ocuparam o segundo lugar em número de mortes, respondendo por 27% da mortalidade. Depois, seguem as doenças isquêmicas do coração (17%) e dos diabetes (14%).

De acordo com Carla Diana, para ter boa saúde não é preciso praticar exercícios com exageros. Pessoas de todas as idades obtêm bons resultados ao participar regularmente atividade física moderada por cinco ou mais dias da semana. “Basta apenas exercitar-se 30 minutos por dia, podendo ser acumulativo (dez minutos pela manhã, tarde e noite), assim você estará reduzindo os riscos de desenvolver doenças crônicas degenerativas e evitando o sedentarismo”, explica.     
 
 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter