cruzeiro do sul

Hemonúcleo conta com apoio da população para receber doações

Doar sangue traz diversos benefícios para quem doa e ainda mais para quem recebe. Todos os dias há dezenas de pacientes em hospitais públicos à espera de tratamentos e cirurgias que necessitam de bolsas de sangue. Por falta dessas doações, os procedimentos acabam sendo cancelados podendo custar a vida dos que dependem de uma transfusão para sobreviver.

Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul conta com o apoio da população para conseguir manter o estoque de sangue em dia Foto: Marcos Vicentti/Secom.

Por conta disso, o Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul conta com o apoio da população para conseguir manter o estoque de sangue em dia. Uma única doação pode beneficiar até quatro vidas, uma vez que o sangue recebido pode ser separado em diferentes componentes.

“Hoje estamos recebendo algumas doações, tivemos essa semana o apoio de doadores do Exército, mas precisamos conscientizar as pessoas de que essa doação tem que ser contínua, uma vez que sangue tem prazo de validade de 30 dias. Então se hoje estamos razoavelmente bem, amanhã já podemos estar em situação crítica, temos aqui na região dois hospitais e atendemos pacientes que vêm de vários municípios do Juruá, então nossa demanda é grande e precisamos sempre estar recebendo doações”, explicou Samma Maryssa, gerente administrativa do hemonúcleo em Cruzeiro do Sul.

Uma única doação pode beneficiar até quatro vidas, uma vez que o sangue recebido pode ser separado em diferentes componentes Foto: Marcos Vicentti/Secom

No banco de espera para doar, o professor Isaac Lima, de 22 anos, fala que tinha medo e era do tipo que não gostava de ver sangue, mas atendendo a um chamado através de campanhas televisivas, ele descobriu que o hemonúcleo precisava de doações, então compareceu à unidade na manhã desta segunda-feira, 6.

“Eu tinha medo, tenho problemas quando vejo sangue, chego a desmaiar, mas é por uma causa nobre e posso salvar outras vidas, resolvi perder o medo. Vi na televisão que estavam precisando de sangue, que o estoque estava baixo, me solidarizei com o momento e vim aqui doar. Me atenderam aqui muito bem e me sinto tranquilo, sem medo”, falou o candidato à doação.

Benefícios da doação de sangue:

• Cerca de 450 ml de sangue doado, o equivalente a uma bolsa de sangue, pode ajudar a salvar até 4 vidas;
• Doar sangue é um ato voluntário, do bem! Faz bem para quem doa e para quem recebe;
• A doação é rápida! Todo o processo não dura mais que 1 hora;
• Você não fica exposto a contrair doenças;
• Seu organismo repõe o sangue doado em 24h.

Requisitos básicos para a doação de sangue são:

Pesar no mínimo 50 quilos;
Estar em boas condições de saúde;
Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
Estar alimentado;
Ter entre 16 e 69 anos de idade — lembrando que os menores de 18 anos precisam de autorização para doar;
Apresentar documento original com foto recente;
Respeitar o intervalo mínimo entre as doações — 2 meses para os homens e 3 para as mulheres

Localização do Hemocentro: Rua Pedro Teles, N° 600, Bairro Manoel Tercas. Horário de funcionamento para coletas: 7h as 13h.