O aplicativo Sangue Amigo e o número 3248-1380 estão disponibilizados pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) para o agendamento de doação de sangue e informações gerais. A campanha de captação realizada recentemente pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, da denominação mórmon, foi um exemplo positivo de funcionalidade da plataforma.
A ação, coordenada pela igreja por meio do Projeto Mãos que Ajudam, foi realizada durante o mês de julho e encerrada na última quinzena de agosto, tendo arrecadado cem bolsas de sangue.
A ação se deu num momento oportuno, pois, segundo a direção do órgão, os estoques estão sempre comprometidos porque as constantes demandas por bolsas de sangue para salvar vidas são superiores à captação.
A coordenadora de Captação de Doadores, Quesia Nogueira, chama a atenção para a necessidade de sensibilizar mais a iniciativa privada sobre o ato importante de cidadania, que é a doação de sangue: “Precisamos do apoio e sensibilidade das instituições privadas e do público em geral para a necessidade de praticar esse ato de amor que salva vidas”.
Servidores são Mãos que Ajudam
O encerramento da campanha dos mórmons foi marcado pela homenagem prestada aos mais de 60 servidores reconhecidos pela Igreja como Mãos que Ajudam.
Durante o isolamento social, por conta da pandemia do coronavírus, todos os servidores do hemocentro continuaram suas atividades normalmente, por se tratar de um setor estratégico da saúde.
A direção do órgão esclarece que, em vez de parar, ou ter a captação de bolsas de sangue comprometidas, em diversas circunstâncias a unidade registrou aumentos nos estoques. E chama a atenção para o slogan: “Precisamos cada vez mais de pessoas do seu tipo”.