Hemoacre se prepara para festas de fim de ano e feriados prolongados com ação itinerante em centro universitário

O governo do Acre, por meio do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemoacre), realiza nesta semana uma ação itinerante com a coleta de sangue no Centro Universitário Estácio Unimeta, em Rio Branco. Apenas no primeiro dia de ação, foram coletadas 30 bolsas.

Apenas no primeiro dia de ação, foram coletadas 30 bolsas de sangue. Foto: cedida

A ação é resultado de parceria entre governo do Estado e a instituição, o que contribui para a manutenção de um estoque de sangue adequado do Hemoacre, que realiza constantemente atividades de conscientização para garantir a manutenção das doações, visando salvar vidas.

“Já temos uma parceria com a Estácio Unimeta. Buscamos no mínimo a cada três meses retornar com ações como essa, buscando estar mais próximo da população, em um horário diferenciado também, já que essa campanha específica acontece no período da noite”, destaca Ana Carolina Ramos, coordenadora da captação de doadores do Hemoacre.

Com a proximidade das festas de fim de ano, o Hemocentro já se prepara para um possível aumento de demanda. “Com as festas de final de ano se aproximando e feriados prolongados buscamos intensificar essas campanhas para manter o nosso estoque em um nível adequado”, enfatiza Ana Carolina.

Portanto, quem estiver disposto a salvar ao menos quatro vidas com apenas uma doação deve ficar atento aos requisitos:

  • Ter entre 16* e 69** anos. *Menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis; ** Desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos;
  • Peso: O doador deve pesar no mínimo 50 kg;
  • Boa Saúde: O doador deve estar em bom estado de saúde no momento da doação;
  • Jejum: Não é necessário estar em jejum para doar sangue. No entanto, é recomendável fazer uma refeição leve nas horas que antecedem a doação evitando alimentos gordurosos;
  • Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24h que antecedem a doação;
  • Documento de Identificação: O doador deve apresentar um documento de identificação oficial com foto.

Conforme diretrizes do Ministério da Saúde, é preciso também ficar atento aos impedimentos temporários e definitivos que impossibilitam a doação. (Veja informações abaixo).

(Card: Divulgação/Hemoacre)

Quem estiver em Rio Branco e deseje realizar uma doação, tem também a oportunidade de ir até o Hemoacre de segunda a sábado, das 7h às 18h, na Avenida Getúlio Vargas, 2787.

Para outras dúvidas ou mais informações, os doadores podem visitar o perfil do Hemoacre no Instagram ou ainda entrar em contato pelo telefone (68) 99258-5551.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter