cronograma anual

Hemoacre realiza campanha de doação de sangue em Acrelândia

O ônibus do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemoacre) está captando doações de sangue, nesta terça e quarta-feira, 28 e 1º, em frente à unidade mista de saúde de Acrelândia, direcionadas ao público em geral.

Ônibus do Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemoacre). Foto: cedida

A ação faz parte do cronograma anual de campanhas de coleta externa nos municípios do Acre, com a finalidade suprir os estoques de sangue do Hemocentro de Rio Branco, que distribui para toda a rede hospitalar estadual e do Sistema Único de Saúde (SUS).

Para a gerente de assistência do Hemoacre, Kesia Nogueira, é importante ressaltar que essa campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância deste gesto humanitário e solidário, que torna possível salvar muitas vidas, e que o ideal é que o doador de sangue realize pelo menos três doações no período de 12 meses.

A ação faz parte do cronograma anual de campanhas de coleta externa nos municípios do Acre. Foto: cedida

“Nossa intenção é estarmos nos municípios parceiros no mesmo período de doação para oferecer a oportunidade de se tornarem fidelizados e também garantir a manutenção do estoque”, destacou.

O que é necessário para doar

Doadores de sangue, no ônibus do Hemoacre. Foto: cedida

Para doar sangue é preciso estar saudável, pesar mais de 50kg, ter dormido bem na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Menores de 16 e 17 anos também podem doar, desde que acompanhados dos pais ou responsáveis.

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres em período de pós-parto não podem doar. O intervalo mínimo entre uma doação e outra é de dois meses para homens e três meses para mulheres.

Mais informações pelos telefones: (68) 3248 1380 e 99258 5551.