Hemoacre promove palestras de sensibilização para doação de medula óssea

Hemoacre-fhaidy-030-580x378
Há uma dificuldade muito grande de conseguir doações, principalmente por causa da desinformação (Foto: Arquivo Sesacre)

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) promove nesta quinta, sexta e sábado (14 a 16) palestras de sensibilização e cadastro para doador voluntário de medula óssea, no 7º Batalhão de Engenharia e Construção (7º BEC), 4º Batalhão de Infantaria e Selva (4º BIS) e no Via Verde Shopping.

O transplante de medula é um dos tratamentos para a leucemia, câncer maligno que ataca os glóbulos brancos (leucócitos), causando anemia, infecções e hemorragias, além de dores nos ossos e articulações, quando não há evolução do tratamento por meio de medicamentos.

Para ser doador de medula, é necessário ter entre 18 e 55 anos e estar bem de saúde. Como explica a responsável pela captação de doadores do hemocentro, Quésia Nogueira, o cadastro é feito no Hemoacre.

“Basta preencher uma ficha com dados cadastrais e coletar uma amostra de sangue para a realização de exame de histocompatibilidade [HLA]”, complementa Quésia.

O candidato fica cadastrado no Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome), coordenado pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca), e poderá ser chamado para a doação da medula, caso haja compatibilidade.

Programação

Dia 14/07

9h30 – 7º BEC

Aproximadamente 140 pessoas

14h – 4º BIS

Aproximadamente 300 pessoas

Dia 15/07

Das 17 às 21h – Via Verde Shopping

Dia 16/07

Das 17 às 21h – Via Verde Shopping

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter