Para incentivar a doação e aumentar o estoque de sangue do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), a empresa de táxi Apuí, decidiu realizar uma campanha de apoio a doação, nos próximos dias 11 e 12.

Além da doação, que será realizada pelos taxistas, eles também farão corridas gratuitas, levando as pessoas que fizerem a doação no Hemoacre nos dois dias da campanha.

A ação será realizada das 7h às 17h, no Hemoacre, que fica localizado na Avenida Getúlio Vargas, 2.787, em Rio Branco.

“Nos dias de período chuvoso, houve uma diminuição de pessoas que estão indo fazer a doação. Por conta disso, estamos buscando parcerias com várias empresas e vários lugares que possam estar nos ajudando, para que possamos manter esse estoque e continuar atendendo a todas as demandas hospitalares”, explica Josiane Oliveira, coordenadora da captação do Hemoacre.

Procedimentos para doar

Para realizar a doação é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 50 kg. Para realizar a doação é necessário apresentar documento oficial com foto (menores de idade precisam estar com responsável).

É importante lembrar que, uma única bolsa de sangue ajuda a salvar até 4 vidas. O procedimento para ser um doador é simples e rápido, durando cerca de 30 minutos. Homens podem realizar até 4 doações por ano, já as mulheres podem realizar até 3 doações.

Quem pretende doar, não deve estar em jejum, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecede à doação, estar descansado e alimentado (evitar alimentos gordurosos).

Pessoas que não podem doar: quem teve diagnóstico de hepatite após os 11 anos de idade; Mulheres grávidas ou que estejam amamentando; Pessoas que estão expostas a doenças transmissíveis pelo sangue, como AIDS, hepatite, sífilis e doença de Chagas.