Hemoacre prepara programação da Semana do Doador com I Corrida Pedestre

Disputa é voltada para homens e mulheres que já doaram sangue até duas vezes, com direito a premiação; inscrições já estão abertas

dsc_0097120608.jpg

A partir deste sábado, Hemoacre prepara programação em homenagem aos doadores acreanos (Foto: Arquivo/Secom)

O Centro de Hemoterapia do Acre (Hemoacre) promove a partir deste sábado, 21, o início da programação da Semana Estadual do Doador. A abertura acontece com a 1ª Corrida de Rua Pela Vida do Acre. A disputa é destinada aos doadores que já tenham feito no mínimo duas doações de sangue ao Centro. A inscrição é gratuita e só pode ser feita pessoalmente no Hemoacre.

A concentração da corrida está marcada para as 15 horas e a largada, às 16, em frente ao Hemoacre. O percurso será de cinco quilômetros e irá percorrer as principais ruas e avenidas da região, voltando para o Centro de Hemoterapia, onde será também o ponto de chegada.

Haverá premiação de R$ 500 para os primeiros lugares de cada uma das quatro categorias: Masculina A, com idade entre 18 e 33 anos; Masculina B, com idade entre 34 e 49 anos; Masculina C, com idade entre 50 a 65 anos; e a categoria feminina, com idade entre 18 a 65 anos.

Além da corrida, a programação inclui ainda um café da manhã reforçado aos doadores na segunda e terça da próxima semana. Na quarta – quando é comemorado no Brasil o Dia Nacional do Doador de Sangue -, haverá um dia de festa no Hemoacre para doadores e interessados.

Segundo a gerente de captação do Hemoacre, Josiane Amorim, o objetivo é homenagear os mais de 22 mil doadores do Centro e chamar a atenção para a importância desse gesto de solidariedade. "Queremos tornar esses doadores frequentes, que sejam de repetição, e que não venham ao Hemoacre apenas quando um parente precisa, por exemplo. A doação de sangue salva muitas vidas", avalia.

{xtypo_rounded2}

O que é preciso para doar

Ter e estar com boa saúde.
Não ter ou não ter tido hepatite, doença de Chagas, sífilis, malária e AIDS.
Ter idade entre 18 e 60 anos.
Pesar acima de 50 kg.
Não estar exposto a situações de risco (vários parceiros sexuais, usar drogas, ter parceiro sexual portador do vírus da AIDS).
Apresentar documento de identidade oficial.
Não estar gripado ou resfriado. 
Não estar grávida ou amamentando.


Cuidados pós-doação

Evitar dobrar o braço puncionado por aproximadamente 30 minutos.
Evitar esforços físicos exagerados no dia, por pelo menos 12 horas.
Aumentar a ingestão de líquidos.
Não fumar por cerca de 2 horas e evitar bebidas alcoólicas por 12 horas.
Manter o curativo no local da punção por pelo menos 4 horas.

{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter