Hemoacre necessita de mais doações voluntárias

Bolsas captadas só podem ser liberadas após a triagem sobre segurança do sangue coletado, que pode levar até três dias (Foto: Diego Gurgel)
Bolsas captadas só podem ser liberadas após a triagem sobre segurança do sangue coletado, que pode levar até três dias (Foto: Diego Gurgel)

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) divulgou que não está conseguindo criar estoque de bolsas de sangue. A maior dificuldade tem sido a procura para doação somente em situações emergenciais.

“As pessoas não estão doando voluntariamente. Isso, até certo ponto, é ruim porque nós temos um tempo para a realização de todos os exames. O que gera uma demora no atendimento ao paciente e devido ao fato de não ser voluntário, parte do atendimento emergencial continua descoberta. Então, nós não estamos conseguindo formar estoque”, afirmou Marlice Aquino, gerente de Captação do Hemoacre.

A maior necessidade é o tipo sanguíneo O negativo, pois é o único que dispensa os rigorosos testes de compatibilidade em uma transfusão de emergência. Os demais tipos necessitam de exames que demoram pelo menos uma hora.

“Por exemplo, semana passada, estávamos com o estoque de O negativo zerado. Se eu tenho O negativo, envio essa bolsa, porque é o sangue mais seguro, pois não causa hemaglutinação, embolia ou outras coisas que levam a morte”, disse Marlice Aquino.

Outra grande necessidade em estoque é o AB negativo, o mais raro de todos os tipos sanguíneos. Nos registros do Hemoacre, menos de 40 pessoas procuraram o hemocentro para doação, em 14 anos.

Doação voluntária

Para doar a primeira vez, é necessário estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos de idade, pesar mais de 50 quilos e apresentar documento de identificação com foto. Não é necessário estar em jejum para doar sangue.

O Hemoacre está localizado na Avenida Getúlio Vargas, 2.787, Rio Branco – Acre. Outras informações sobre doação de sangue podem ser repassadas pelo telefone (68) 3248-1380.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter