Com o baixo índice de doação de sangue dos associados e voluntários e, com o aumento da procura devido as festividades de fim de ano e férias, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) está intensificando as suas ações de coleta de sangue.
As atividades de conscientização da sociedade para serem doadores se fazem necessárias, principalmente, por conta do curto tempo de validade do concentrado de plaquetas.
“É essencial que tenhamos o apoio da população para a doação, já que neste período ocorrem muitas festas, viagens pelas rodovias do estado e do país, o que pode, infelizmente, gerar um aumento no número de acidentes de trânsito”, alerta Elba Luiza de Souza, gerente de assistência do Hemoacre.
Nesta quinta-feira, 22, a unidade móvel de coleta da Hemoacre estará no Calçadão da Benjamin Constant, próximo a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre) para a captação de sangue dos possíveis doadores que estiverem no centro da capital acreana.
“Bastam apenas vinte minutos do seu dia para que até quatro pessoas possam ser beneficiadas com os 450 ml de sangue doado”, diz a gerente de captação.
Seja o Amigo Oculto de Alguém. Doe Sangue
Para fazer a doação é necessário ter entre 16 anos, desde que acompanhado dos pais ou responsáveis, e 69 anos, estar com peso mínimo de 50 quilos, ter em mãos um documento oficial original com foto para apresentar e estar bem de saúde. Não é preciso jejum, mas aconselha-se evitar comidas gordurosas no dia da doação.