Órgão faz um apelo às pessoas que já doaram sangue para que retornem e renovem o estoque de bolsas neste fim de ano
No dia 25 de novembro é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue, data que serve para incentivar a população a dirigir-se até os hemocentros e realizar esse ato de solidariedade.
Segundo a técnica responsável pelo setor de captação de sangue, Marlice Aquino, no período de 21 a 25 de novembro, o hall do Hemoacre estará decorado para receber os doadores, além de oferecer vários brindes para quem doar sangue durante esta semana.
“Estamos realizando sorteios de brindes diários àqueles que se dirigirem até o Hemoacre e realizarem a doação de sangue. No dia 25 iremos cantar parabéns em uma grande homenagem aos doadores, com direito a bolo e salgadinhos”, avisa Aquino.
Ela ressalta ainda que no ano de 2011 houve uma grande evasão daqueles doadores considerados “fiéis”. A ação é também uma forma de chamar os antigos doadores a doarem sangue novamente.
“São coletadas 30 bolsas de sangue diariamente, mas este ano o número foi reduzido pela metade. Assim, na semana do doador a expectativa é de que esse número chegue a 40 bolsas de sangue por dia e renovar o estoque de sangue para o fim do ano. Além do sangue, podemos aproveitar as plaquetas, hemácias e plasma que serão utilizadas em outras situações”, destaca.
Além de Rio Branco, os municípios de Cruzeiro do Sul e Brasileia fazem a captação de sangue e mandam uma amostra para a capital, onde é avaliado se pode ou não ser utilizado. Já os demais municípios recebem bolsas do Hemoacre.
O Hemoacre possui uma Unidade Móvel de Coleta que toda sexta-feira está no Calçadão do Passeio, mas em virtude de o Dia do Doador ser na próxima sexta, 25, o ônibus estará no local na terça-feira, 22.
Qualquer empresa pode mobilizar seus funcionários para doação de sangue. Nesse caso, o Hemoacre leva a sua unidade móvel de coleta até o local desejado. Para mais informações o contato pode ser feito pelo número 3248-1380.
Como me tornei um doador de sangue
De acordo com o doador de sangue Fernando Moresco, as campanhas de doação fizeram com que despertasse nele o interesse de ajudar ao próximo, por meio de um ato simples e de extrema necessidade para aqueles que necessitam de sangue.
“Sou doador há dois anos, e pude ver através de jornais e TV que quando alguém sofre um acidente ou realiza cirurgias longas perde muito sangue e é preciso realizar uma transfusão sanguínea para repor. Foi então que percebi que tinha de ajudá-las de alguma forma, mas não sabia como”, comenta.
“Um amigo que já havia doado sangue me fez a proposta para que eu fosse até um hemocentro realizar a doação. Foi quando passei a ser um doador e desde então já fiz duas doações”, enfatiza Fernando.
Como é a doação?
Ao chegar, a pessoa passa por uma entrevista e é submetida ao teste de Hemoglobina ou micro-hematócrito (para verificar se o doador está com anemia), verificação dos sinais vitais (pressão arterial, batimento cardíaco e temperatura). Não havendo problemas, a pessoa estará habilitada para doar.
Condições para doar sangue
Estar em boas condições de saúde, apresentar documento de identidade original ou documento com foto, ter entre 18 e 65 anos e pesar no mínimo 50 kg, ter descansado no mínimo 6 horas nas últimas 24 horas, não estar gripado ou com febre e nem estar grávida ou amamentando e não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 6 horas.
Interessante você saber que:
A doação não traz risco à saúde, uma vez que todo material utilizado é descartável, a mulher em período menstrual pode doar, desde que não esteja sentindo cólicas, dor de cabeça ou com fluxo muito grande.
Quem doa sangue uma vez não é obrigado a doar sempre, mas pode doar quantas vezes quiser.
Intervalo mínimo entre as doações:
Homens – 60 dias e no máximo 4 vezes ao ano;
Mulheres – 90 dias e no máximo 3 vezes ao ano.