Hemoacre faz captação de sangue nesta sexta e sábado

Uma bolsa de sangue pode salvar a vida de até quatro pessoas (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Com a chegada das férias e os feriados de fim de ano, as doações de sangue costumam ser menores.

Para incentivar a doação voluntária, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) atendenderá em período integral nesta sexta-feira, 30, e no sábado, 31, das 7 às 18 horas.

A doação de sangue é importante para manter o estoque do Hemocentro, principalmente no fim de ano, quando a demanda tende a aumentar em decorrência de acidentes de trânsito.

Apesar de a maior necessidade ser por doadores do tipo RH negativo, todos os tipos sanguíneos são importantes, explica a gerente de Assistência do Hemoacre, Elba Luzia de Oliveira.

“Graças a Deus, estamos com o estoque de sangue equilibrado. Porém, os tipos com fator RH negativo são os mais raros e precisam ser repostos com mais agilidade. A participação da população na doação é fundamental para a manutenção dos estoques e para evitar que a demanda por bolsas de sangue seja maior que a reposição”, explicou Elba Luzia, ressaltando que uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas.

O objetivo da manutenção do estoque é garantir o atendimento hospitalar aos pacientes nas unidades de saúde do estado, principalmente no Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb), onde os pedidos de sangue são sempre em caráter de urgência, pela característica do hospital, que atende vítimas de traumas, como acidentes de trânsito, por exemplo.

Doadores de vida

Elba agradeceu aos doadores voluntários e aos parceiros do Hemoacre que colaboraram com a manutenção dos estoques de sangue em 2016.

“Esse ano conseguimos manter o abastecimento dos hospitais. Isso, graças à boa vontade da população que tem comparecido pra fazer sua doação, seja no Hemocentro ou na unida móvel do Hemoacre. Nós fizemos boas campanhas de captação e conscientizamos a nossa população, com apoio da Embaixada pela Paz, que é um importante parceiro na busca por novos doadores”, relatou Oliveira.

As doações podem ser feitas por pessoas com idade mínima de 16 e máxima de 69 anos, pesar mais de 52 quilos e estar bem de saúde. É preciso apresentar um documento oficial com foto no ato da doação. Não é necessário estar em jejum, mas é importante que o doador evite uma alimentação gordurosa por pelo menos quatro horas antes da doação.