Hemoacre e Secretaria de Segurança lançam campanha de doação de sangue

No período de um mês, os servidores irão atuar como difusores da importância de ato A Secretaria de Segurança e o Hemoacre iniciam na próxima terça-feira, 15, uma campanha para aumentar a capitação de doadores de sangue. Os agentes responsáveis por atrair mais doadores ao hemocentro reuniram-se com os servidores da Sesp, que irão atuar como multiplicadores junto aos homens do Corpo de Bombeiros, Polícias Civil e Militar, Instituto de Administração Penitenciária e familiares. A proposta é enfatizar a importância e a necessidade de participar da ação humanitária e de amplo alcance social que é o ato de doar sangue.

A Campanha “Doe Sangue e Salve Vidas” será lançada durante solenidade que irá reunir representantes do Hemoacre e da Secretaria de Segurança. O evento acontece no dia 15 de julho às 10 horas no hall da Sesp. A parceria será encerrada no dia 15 de agosto.

Durante a reunião realizada na manhã desta sexta-feira, 11, os servidores receberam orientações sobre os motivos da mobilização e também acerca do que é preciso para ser doador de sangue. De acordo com a enfermeira Ozair Almeida a campanha tem a meta de ampliar o número de candidatos à doação para atender a demanda crescente em função do aumento de serviços prestados pela Secretaria de Saúde e de fidelizar um número maior de doadores. Segundo ela os multiplicadores são responsáveis ainda por orientar os servidores da segurança e seus familiares em relação a desmistificação de algumas crenças populares.

As condições gerais para ser doador de sangue referem-se ao peso mínimo de 50 quilos, a faixa etária entre 18 e 65 anos, estar bem alimentado e de saúde, além de apresentar a documentação de identificação no ato da entrevista que antecede a doação de sangue. Depois da doação o material coletado será avaliado através de exames que detectam Aids, sífilis, Doenças de Chagas, HTLV I e II, hepatites B e C, além de outro exame para saber o tipo sanguíneo.

Os componentes são distribuídos para os hospitais da cidade para atender casos de emergência e pacientes internados.

Em maio deste ano uma parceria semelhante foi feita com a Secretária de Saúde para conscientizar os servidores quanto a importância da doação de sangue. Neste período o Hemoacre registrou um aumento do número de pessoas coletando sangue.