Hemoacre comemora Dia Mundial do Doador de Sangue oferecendo café da manhã aos parceiros e colaboradores

Ao som da banda de música da Polícia Militar e ainda com sorteio de brindes, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre) comemorou, na manhã desta terça-feira, 14, o Dia Mundial do Doador de Sangue, oferecendo um delicioso café da manhã aos parceiros e colaboradores.

Durante a comemoração, o Heamocre ganhou novos colaboradores. Foto: Odair Leal/Secom

A data foi criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2014, e o dia escolhido é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner (14 de junho de 1868), um imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

“Para nós, todo dia é Dia do Doador, mas hoje é um dia simbólico, dia de reconhecê-los mundialmente pelo ato nobre de salvar vidas. A todos que são doadores e àqueles que vieram pela primeira vez, nosso muito obrigada”, disse Adriana Lobão, secretária adjunta da Saúde estadual.

A secretária adjunta da Saúde estadual participou do evento. Foto: Odair Leal/Secom

Um dos grupos parceiros que fez questão de estar presente no evento foi o dos representantes da comissão dos aprovados e excedentes do concurso para o Corpo de Bombeiros Militar do Acre. Ao todo, 36 pessoas compareceram para colaborar com doações.

“Nós ficamos sabendo da comemoração pelas redes sociais do Hemoacre. Lançamos esse desafio ao nosso grupo e hoje viemos fazer a nossa parte. Alguns já eram doadores, outros não. Uns haviam parado e esse foi um bom incentivo para retomar as doações. É muito gratificante o sentimento de poder salvar vidas e pretendemos manter essa parceria por muitos anos”, destacou o doador Eric França, 27 anos.

Eric é doador e faz parte da comissão de aprovados do concurso do Corpo de Bombeiros Militar do Acre. Foto: Odair Leal/Secom

Além do café da manhã, o Hemoacre montou para todo o mês de junho um cronograma com campanhas, palestras intra-hospitalares e ações entre instituições, que devem ajudar a abastecer o estoque e estimular a obtenção de novos doadores. O centro recebe, em média, 35 a 40 doações por dia, quando o ideal seria de 60 a 65.

“Queremos enfatizar a importância da doação de sangue. Cada bolsa doada pode salvar a vida de até quatro pacientes. Não é algo que encontramos na farmácia, é um material exclusivo do ser humano. Então, precisamos dessa conscientização. Agradeço a todos os nossos parceiros e colaboradores e convido também a população  para doar”, finalizou Josiane.

Quem pode doar:

Para se candidatar à doação de sangue é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50kg, ter dormido bem na noite anterior, não ter ingerido bebida alcoólica, ter entre 16 e 69 anos de idade e apresentar um documento oficial com foto.

Quem não pode:

Pessoas com febre, gripe ou resfriado, diarreia recente, grávidas e mulheres no pós-parto não podem doar temporariamente. Vale lembrar que a doação sanguínea só pode ser feita 15 dias após o fim dos sintomas gripais.

Onde doar:

As doações de sangue podem ser realizadas no Hemoacre, das 7h às 18h, de segunda a sábado, inclusive nos feriados. Os estoques estão em níveis críticos e todos os tipos sanguíneos precisam de doadores para que aqueles que necessitem de doação possam ser atendidos.

O procedimento também pode ser previamente agendado, por meio do número: 3248-1380.

Vale lembrar que o intervalo mínimo entre uma doação de sangue e outra é de dois meses, para os homens, e de três meses, para as mulheres.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter