Hemoacre começa os preparativos para chamar doadores neste carnaval

Quem quiser doar sangue, nesta sexta-feira a unidade móvel do Hemoacre estará das 8 às 12 horas em frente a Seater, próximo ao Detran

hemoacre_.jpg

Hemoacre convoca doares e instituições para aumentar estoque de sangue (Foto: Arquivo/Secom)

Durante o carnaval é comum o crescimento da demanda nos hospitais de urgência do estado e para suprir essa necessidade o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre já começa a fazer campanhas para arrecadar bolsas e manter um estoque nas unidades. "Com as proximidades das festas a gente começa a fazer campanhas com empresas, igrejas, instituições, enfim, vamos aos lugares mais próximos da população para garantir a coleta", explica a gerente de captação do Hemoacre, Cleide Dantas.

Nesta sexta-feira, 16, a unidade móvel do órgão estará das 8 às 12 horas em frente a Seater, próximo ao Detran. No dia 25 deste mês, domingo, estará na Igreja Internacional da Graça de Deus, próximo ao Terminal Urbano, também das 8 às 12 horas. E uma semana antes do carnaval, as atividades se intensificam com panfletagem pelo Centro da cidade e coleta na unidade móvel que ficará de plantão, à espera de doadores, na Rua Epaminondas Jácome, próximo ao Mercado Velho. 

Atualmente, todo o mês, o centro acumula de 700 a 800 bolsas de sangue e, segundo Dantas, esse número tem sido suficiente para atender a população. Porém, mesmo com as festas carnavalescas as outras unidades que habitualmente são grandes freguesas do hemocentro não podem parar de receber sangue, como é o caso do Hospital do Câncer, uma das unidades que mais precisa de doações.

A instituição que quiser fazer parte das campanhas do Hemoacre ou levar a unidade móvel até ela deve entrar em contato com o setor de captação pelo telefone (68) 3248-1380 ou comparecer a sede do órgão. Para os doadores é preciso estar com boa saúde, ter idade entre 18 e 65 anos, peso a partir de 50 quilos, não estar grávida ou amamentando, não ter ingerido bebida alcoólica até 12 horas antes, levar o documento de identidade oficial com foto e não precisa estar em jejum.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter