Hemoacre capacita enfermeiros para garantir reforço na segurança do paciente

O Hemoacre de Rio Branco promove entre os dias 14 e 17 deste mês um treinamento com enfermeiros sobre o seu papel dentro da Rede Nacional de Serviços de Hematologia e Hemoterapia (Hemorrede).

O objetivo é reforçar os cuidados da enfermagem para garantir a segurança do paciente durante a infusão de hemocomponentes do sangue. A capacitação está sendo realizada no auditório da Procuradoria Geral do Estado, e tem carga horária de 36 horas.

Participam do evento os enfermeiros de hospitais públicos e particulares que compõem a Hemorrede do Estado (Rio Branco, Brasileia, Xapuri, Sena Madureira, Feijó, Tarauacá, e Cruzeiro do Sul) dentre outras unidades, para troca de informações e de experiências.

O objetivo é reforçar os cuidados da enfermagem para garantir a segurança do paciente Foto: Junior Aguiar

O curso, organizado pela gerência da Hemorrede, destaca o papel do profissional de enfermagem na assistência aos usuários. “A transfusão sanguínea é um serviço que requer muitos cuidados e, por isso, precisa cumprir com as orientações descritas nos procedimentos operacionais padronizados de cada unidade hospitalar que tem como finalidade minimizar possíveis reações transfusionais”, explica a gerente do Hemoacre, Josiane de Oliveira.

A intenção é que a enfermagem se reconheça como profissional indispensável nesse processo e que na oportunidade possa ser trocado conhecimentos para uma melhor colaboração no atendimento feito ao doador/paciente, ressalta  a responsável pelo Núcleo de Educação Permanente do Hemoacre, Marília carvalho.

“Essa oportunidade de treinamento veio pra somar com a nossa prática hemoterápica já exercida no vale do Juruá de grande importância principalmente porque o Hemonúcleo é referencia no por atende toda a regional, Mâncio Lima Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, então todos os pacientes vindos dessas regiões inclusive de regiões do nosso estado vizinho que é o Amazonas, Guajará, Ipixuna, Eirunepé, são atendidos por nós. Então pra nossa prática profissional pra melhoria da qualidade do sangue que a gente produz, esse treinamento veio só somar, então só tenho a agradecer ao Governo e a gestão do Hemoacre que possibilitou essa capacitação”, explica a gerente do Hemonúcleo de Cruzeiro do Sul, Diani Carvalho.

A capacitação ministrada pela enfermeira Natalícia Azevedo, aborda o passo a passo do papel da enfermagem, desde o acolhimento com a triagem até a hemotransfusão de componentes e derivados do sangue, os testes pré-transfusionais, com destaque para os cuidados na pré-infusão, na infusão e pós-infusão, além do registro nos formulários específicos sobre reações decorrentes do procedimento.

“Quando recebi esse convite fiquei muito feliz, porque é muito importante  a gente está participando dessas capacitações, pois vai agregar mais conhecimento para todos e esperamos que tenhamos mais oportunidades como essa” explica a gerente de enfermagem da Santa Casa, Juliane Yule Carvalho.

Cumprindo com as diretrizes da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados, o Hemoacre presta assistência hemoterápica, através do estímulo a doação espontânea de sangue, do disciplinamento da produção, estocagem e distribuição de hemocomponentes e hemoderivados, visando à proteção da saúde do doador e do receptor, impedindo a propagação de doenças transmissíveis pela transfusão.

Na área da hematologia o Hemoacre presta assistência aos pacientes hematológicos, como hemofílicos, realizando consultas, agendamento de atendimento odontológico e fisioterápico e dispensação de medicamentos específicos como fatores de coagulação para melhorar a qualidade de vida desses pacientes.

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter