No fim da tarde desta quarta-feira, 4 o helicóptero Hárpia 01, que atualmente faz o monitoramento aéreo da cheia histórica do Rio Acre, realizou o resgate de um homem de 82 anos na zona rural de Assis Brasil.
Foi necessário fazer vários desvios de rota para chegar à Comunidade Santa Cruz, por causa das fortes chuvas que caíam sobre a região.
O paciente apresenta um histórico de malária e encontra-se bastante debilitado. Ao chegar a Rio Branco, o mesmo foi conduzido por uma ambulância do Serviço Móvel de Urgência e Emergência (Samu) à Unidade de pronto Atendimento (UPA) do Segundo Distrito, onde fará consulta e se submeterá a exames médicos.
“Quando o Samu necessita socorrer um paciente em local onde os paramédicos não chegam, aciona o Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer). Trabalhamos em parceria”, destacou o comandante do Hárpia 01, Samir Freitas.
Freitas acrescenta que, ao longo dos anos, já foram resgatados mais de cem pacientes com o helicóptero. “Esta operação teve duração de duas horas e meia. Caso o paciente fosse transportado de barco para chegar a Assis Brasil, sendo essa a forma de transporte normalmente utilizada até a cidade mais próxima, seriam seis dias de viagem, ” comparou.