Helicóptero auxilia nas atividades de combate às queimadas no Acre

A aeronave realiza sobrevoos identificando focos de calor (Foto: Cedida)
Aeronave realiza sobrevoos identificando focos de calor (Foto: Cedida)

O helicóptero Harpia 01, que passou recentemente por inspeções em Porto Alegre (RS), está de volta ao Acre. Desta vez, a aeronave irá auxiliar os órgãos competentes no combate ao desmatamento e queimadas e no monitoramento do nível dos rios acreanos.

As ações tiveram início na última sexta-feira, 22, com sobrevoos em Rio Branco, Transacreana e Acrelândia, que auxiliam o Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac) a identificar com rapidez e precisão os focos de calor.

A aeronave é de responsabilidade da Secretaria de Estado de Segurança Pública e coordenada pelo Centro Integrado de Operações Aéreas do Acre (Ciopaer). Atualmente 12 pessoas são responsáveis para que as ações que envolvem o helicóptero sejam executadas.

“A Operação Floresta Viva visa os trabalhos em parceira com Imac, Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Defesa Civil e Instituto de Mudanças Climáticas (IMC) e fortalece o combate às queimadas, pois os fiscais e técnicos chegam rapidamente a essas pessoas que praticam esses atos”, destacou o coordenador-geral do Ciopaer, Arlen Oliveira.

Oliveira ressalta que as fiscalizações aéreas serão realizadas ao longo da semana em Sena Madureira, Tarauacá, Feijó e Manoel Urbano. “A aeronave auxilia também em casos de resgate, em que uma ambulância não tem acesso ou não pode chegar a tempo e em operações policiais.”

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter