HC realiza mais de 35 mil cirurgias em cinco anos

GMF_0072
Proposta é aumentar números de procedimentos (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

De 2009 a 2014, mais de 35 mil cirurgias foram realizadas no Centro Cirúrgico do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco. Cirurgia geral, ortopédica, oftalmológica, urologia e oncológica são algumas das 16 mais executadas especialidades oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) no Acre.

A Central de Agendamento de Cirurgias (CAC) do HC é responsável tanto por cadastrar os pacientes que necessitam de algum procedimento cirúrgico, quanto pelo agendamento de cirurgias. No agendamento, também chamado de qualificação, existem duas pastas de pacientes: a pasta de prioridade médica, baseada no diagnóstico do médico e a pasta eletiva, de pacientes que possuem uma enfermidade, mas não estão em crise, ou seja, que não são emergenciais.

Segundo a coordenadora do CAC, Wanderleia Barbosa, algumas das propostas da gestão é intensificar os mutirões, o que diminuirá o tempo de espera dos pacientes.

Centro cirúrgico

(Foto: Luciano Pontes/Secom)
A média é de 20 a 25 cirurgias por dia (Foto: Luciano Pontes/Secom)

Todos os dias, a gerente do centro cirúrgico, enfermeira Neuma de Souza, recebe do CAC um mapa cirúrgico – documento que contém possíveis cirurgias para serem agendadas para o próximo dia. “Baseado nos materiais que a gente tem, nas logísticas das salas e equipe, eu monto o mapa cirúrgico oficial”, explica.

De acordo com Neuma, para que o centro cirúrgico possa realizar as atividades diárias é necessário que todos os setores do HC estejam funcionando. “Este ano, a média que estamos conseguindo manter é de 20 a 25 cirurgias por dia”, destaca.

O centro cirúrgico do HC, que funciona das 7 às 19 horas, é o único do Acre que realiza cirurgias eletivas financiadas pelo SUS. Além deste, o centro cirúrgico do Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco (Huerb) funciona para cirurgias emergenciais e existe um convênio do governo do Estado com o Hospital Santa Juliana para realização de cirurgias cardíacas.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter