HC forma nova turma de médicos especialistas no Acre

Mais uma turma de médicos especialistas em diversas áreas se forma na próxima quarta-feira, 26, pelo Programa de Residência Médica (PRM) do Hospital das Clínicas (HC) de Rio Branco, coordenado pela Comissão de Residência Médica do Estado (Coreme). A solenidade de formatura será realizada no auditório do HC, a partir das 19h30, na capital.

Até o final de fevereiro, ao todo,  244 médicos residentes serão formados no Acre (Foto: Assessoria Sesacre)
Até o fim de fevereiro, ao todo, 244 médicos residentes serão formados no Acre (Foto: Assessoria Sesacre)

A segunda turma a se formar neste ano é composta por 18 médicos especialistas em cancerologia clínica, cirurgia geral, clínica médica, medicina da família e comunidade e pediatria.

Em janeiro, o programa formou dez especialistas nas áreas de anestesiologia, infectologia, obstetrícia e ginecologia, e ortopedia e traumatologia. Com essa nova formatura, ao todo, serão 28 especialistas formados neste ano, dos quais 13 são graduados pela Universidade Federal do Acre (Ufac).

“O Acre só tem a crescer com a formação desses novos especialistas. O governo do Estado visa continuar melhorando e ampliando os serviços de saúde pública voltados para a população acreana e até para países vizinhos, como Peru e Bolívia”, disse o coordenador da Coreme, médico Thadeu Silva de Moura.

Um programa que torna sonhos possíveis

A Residência Médica do HC teve início no ano de 2000, sendo uma modalidade de pós-graduação para médicos, com carga horária semanal de 60 horas. Atualmente, oferece 92 vagas anuais, com 11 programas, que possuem duração de dois e três anos, dependendo da especialização. Até o ano de 2013, a Coreme formou 216 médicos, sendo que 49% desse total permanece prestando serviços no Acre.

“O Programa de Residência Médica torna real a realização de um sonho, uma conquista pessoal, para aqueles que anseiam fazer uma especialização sem ter que sair de perto de seus familiares ou ficar o mais próximo possível de seus estados, como é o caso de médicos naturais de Rondônia, que estão entre os que mais procuram cursar a residência em Rio Branco”, explica Moura.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter