Nesta sexta-feira, 3, o helicóptero Harpia 04, do Estado, se deslocou de Rio Branco para Brasileia às 10h40 juntamente com sua tripulação para mais uma missão de transferência. Dessa vez, duas crianças recém-nascidas foram transferidas para serem atendidas no Pronto-Socorro de Rio Branco.

Os pacientes foram entregues na UTI Neonatal para acompanhamento especializado. A recém-nascida do sexo feminino, deu entrada com peso de 1.600 gramas, ventilação espontânea, ativa, mantendo dados vitais dentro da normalidade.

Harpia 04 transfere duas crianças de Brasileia para Rio Branco. Foto: Cedida.

O recém-nascido do sexo masculino, com peso de 1.550 gramas, evoluiu com angústia respiratória. A criança foi intubada e mantida em ventilação mecânica. Seu estado é grave, porém, segue estável.

“A parceria do Samu com o Ciopaer {Centro Integrado de Operações Aéreas} é de grande importância na agilidade com que as vítimas que são transportadas para o centro especializado, bem como o resgate as vítimas em locais remotos e ou de difícil acesso, os quais sem essa parceria seria inviável ou pelo menos muito demorado o atendimento”, relata a enfermeira do Samu, Solange Souza.

Transferência dos bebês ocorreu em parceria entre Samu e Ciopaer Foto: Cedida.

A equipe contou com o comandante da aeronave, coronel Sérgio Albuquerque, o agente de Polícia Civil, Nayck Trindade e o sargento Reginaldo Castro. Na equipe do Samu, esteve o médico Guilherme Nakamura e a enfermeira Solange Sousa.