Habitação com caráter social é prioridade para o governo federal e para o governo do Estado do Acre. Por meio do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) e Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR), desde 2011 já foram entregues mais de 12 mil unidades habitacionais nas zonas urbana e rural.
A Cidade do Povo é, hoje, o maior empreendimento habitacional do governo do Estado e 10.220 pessoas já vivem no local. O novo bairro da capital acreana conta com escolas, delegacias e postos de segurança, unidades de saúde, inclusive uma unidade de pronto atendimento (UPA) e diversas áreas de lazer e comerciais. Ao todo, 10.518 moradias deverão ser construídas, para receber mais de 50 mil pessoas.
Mais de 3.300 famílias que moravam em áreas de risco estão na Cidade do Povo. Em 2016 o governo entregará mais 345 unidades habitacionais a custo zero. A próxima etapa do projeto, que beneficia prioritariamente funcionários públicos, já está garantida, com investimento superior a R$ 34 milhões.
Em entrevista à Rede Pública e à Agência de Notícias do Acre, o governador Tião Viana garantiu investimento em habitação também para as cidades do interior. “Estão em negociação, com o Ministério da Integração e o Ministério das Cidades, 2.200 casas para as populações dos municípios, sobretudo os mais atingidos pela cheia nos últimos anos: Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri, Assis Brasil, Tarauacá e Sena Madureira. Estamos trabalhando para consolidar uma caminhada que nos permita chegar a 2020 a meta das 20 mil unidades habitacionais”.