Há 14 anos Cooperacre fortalece extrativismo no estado

A castanha industrializada do Acre já chegou à Escócia e Estados Unidos por intermédio da Cooperacre (Foto: Diego Gurgel/ Secom)
A castanha industrializada do Acre já chegou à Escócia e aos Estados Unidos, por intermédio da Cooperacre (Foto: Diego Gurgel/ Secom)

Já se vai mais de uma de década que a Cooperativa Central de Comercialização Extrativista do Acre (Cooperacre) alavancou social e economicamente milhares de famílias no estado.

Com a valorização, sobretudo, da castanha, os extrativistas passaram a colher e vender o produto diretamente para a central, a um preço mais alto e justo.

Assim, comunidades começaram a desenvolver as próprias associações para dar celeridade ao processo de venda. Atualmente, a Cooperacre conta com 2.500 famílias sócias em todo o estado.

Mesmo com o foco sempre no mercado local, a castanha industrializada do Acre já chegou à Escócia aos Estados Unidos, por intermédio da central. De acordo com o superintendente Manoel Monteiro, estima-se para 2016 que as vendas sejam ampliadas para a Europa e América Central.

Nacionalmente, o produto já é comercializado em Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro e outros estados, contemplando as regiões Sul e Sudeste. Outrora, a castanha que saia daqui como matéria-prima hoje sai totalmente processada.

Com a industrialização, o trabalho, que antes podia ser feito por até cinco pessoas, agora é realizado por centenas delas empregadas diretamente e milhares, indiretamente. “A castanha chegava ao local para onde mandávamos, e lá é que iam agregar valor a ela, lá é que se geravam empregos e lá ficavam todos os lucros. Hoje, não: geramos empregos e receitas que ficam aqui”, frisa Monteiro.

As indústrias capitaneadas pela Cooperacre, no momento, dão conta do beneficiamento de toda a castanha produzida no estado e ainda recebem o produto in natura de Rondônia e Amazonas. Além desses, foram feitos contatos com Pará e Amapá. “Estamos fazendo o caminho inverso”, completa.