Há 11 meses Mâncio Lima não registra nenhum homicídio

Ações policiais intensivas com apoio do Ministério Público Estadual e poder Judiciário ajudam a reduzir crimes no município

A intervenção forte do Estado, através da Polícia Civil, produziu redução histórica nas ocorrências de homicídios, na cidade de Mâncio Lima, fronteira com Peru. "Um dos motivos é a forte atuação das forças policiais, naquela região", destaca o delegado Cleber Gnatta.

Ele ressalta que o êxito das ações teve destacada participação do Ministério Público e do Poder Judiciário, que trabalham de forma incessante nas questões sociais, debatendo com a sociedade as medidas judiciais necessárias para a redução da violência. Em 2010, por exemplo, Mâncio Lima se tornou um dos municípios mais tranquilos do Estado, em relação a homicídios, chegando a zerar, até o mês de novembro. Em 2009 ocorreram nove assassinatos.

O delegado lembra que este ano pelo menos 13 acusadas de tráfico foram presas, detenções que chegaram a ser comemoradas pela população. Cleber Gnatta lembrou que quase todos os assassinatos que ocorreram no ano passado, tinham ligação com o consumo e venda de drogas. Localizada numa região limítrofe com o Peru um dos maiores produtores de cocaína na América do Sul, Mâncio Lima é considerado corredor do tráfico de drogas no Acre, mas conforme Fernando Regis, promotor de Justiça, o trabalho das policias Civil e Militar tem sido fundamental para garantir a tranquilidade.

Regis diz que os policiais civis conseguem mostrar um bom trabalho com investigação que evita os crimes. A dona de casa, Getima Mendonça, diz que antes da chegada do delegado, do promotor e do Juiz, a cidade era muita violenta. "Tínhamos medo até de sair de casa", enfatizou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter