Guarda Mirim do 5° Batalhão recebe instruções de sobrevivência na Selva

Guardas Mirins recebem treinamento para sobreviver em ambientes de Selva (Fotos: Saulo Negreiros/PM)
Guardas-mirins recebem treinamento para sobreviver em ambientes de Selva (Fotos: Saulo Negreiros/PM)

O forte calor não diminuiu a empolgação dos 35 guardas-mirins que realizaram um treinamento de sobrevivência na selva, em Rio Branco. A ação teve início na manhã desta quinta-feira, 26, no quilometro 30 da Estrada do Quixadá, região do São Francisco.

A manhã começou cedo para os jovens recrutas, que precisaram chegar ao 5º Batalhão da Polícia Militar (5º BPM), às 5 horas da manhã. Em marcha, eles seguiram para o local onde receberam instruções de como sobreviver na selva.

“É fundamental esses ensinamentos, pois vivemos na Amazônia e devemos conhecer o nosso território. Tenho certeza que esse dia ficará marcado na vida deles”, disse o major Edener Franco, comandante do 5º BPM.

Os guardas mirins passarão 24 horas na selva. Eles serão treinados nas seguintes matérias: transportes de curso dágua, obtenção de água e fogo, transportes de feridos e ofidimos – procedimento padrão a quem se depara com animais peçonhentos em plena mata.

Para Aline Cavalcante, de 15 anos, essa será uma experiência inesquecível. “Eu pensava que não concluiria o curso. Hoje, já me sinto uma vitoriosa”, disse a jovem durante a operação.

Formatura

O encerramento da turma da Guarda Mirim do 5º BPM ocorre nesta sexta-feira, 27, em uma formatura geral, que finaliza o calendário de comemoração aos 10 anos do 5º Batalhão.

O programa auxilia jovens de 14 a 18 anos na formação moral, profissional, ética, incluindo-os socialmente. Entre os principais pontos destacam-se a colocação no mercado de trabalho, embasada na Lei do Jovem Aprendiz.