Grupo Roda de Samba se apresenta no Sexta Tem

O “Roda de Samba” fará um show gratuito nesta sexta-feira, 8, às 20 horas, como parte do projeto Sexta Tem (Foto: Arison Jardim)

O “Roda de Samba” fará um show gratuito nesta sexta-feira, 8, às 20 horas, como parte do projeto Sexta Tem (Foto: Arison Jardim)

Com a missão de transformar o auditório da Escola de Música do Acre (Emac) numa autêntica casa de bamba, o “Roda de Samba” fará um show gratuito nesta sexta-feira, 10, às 20 horas, como parte do projeto Sexta Tem. O grupo, atualmente, é formado pelos músicos Anderson Liguth (voz e pandeiro), Brunno Damasceno (voz e cavaquinho), Hériko Rocha (violão sete cordas) e Paulo Henrique (percussão). 

Em 2000, a cidade de Rio Branco contava com vários conjuntos de pagode, a maioria, no entanto, apenas reproduzia os hits do momento. Preocupados com a memória dos representantes do samba de raiz, os primos Brunno e Deyvison Damasceno deram o pontapé na criação do grupo, que, naquela época, já colocava em destaque a obra de mestres como Cartola, João Nogueira, Candeia, Nelson Cavaquinho e Noel Rosa.

Então, após uma década em atividade, o Roda de Samba começou a investir no repertório de músicas próprias e de outros compositores acreanos. O resultado veio com o fortalecimento de sua identidade diante do público, coisa que não se vê costumeiramente em relação ao fazer autoral dos artistas locais. Além disso, eles ainda chegaram a se apresentar com sambistas queridos nacionalmente, gente do calibre de Arlindo Cruz, Alcione e Jamelão.

Lado social

Os integrantes do grupo também auxiliaram na implantação do Clube do Samba no Acre – entidade sem fins lucrativos que acaba de completar dois anos de fundação e, hoje, é presidida pelo músico Hériko Rocha. Os membros se reúnem nas últimas sextas-feiras de cada mês, na Biblioteca da Floresta, órgão ligado ao Departamento Socioambiental da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), para promover ações socioculturais que vão desde eventos beneficentes até a valorização do samba como movimento de resistência cultural.

Sexta Tem

O projeto é uma realização do Governo do Estado, por meio da Escola de Música do Acre/FEM, com apoio cultural da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), Fundação Aldeia de Comunicação (Fundac) e das empresas Mercantil Mesquita e Pizza da Mama. Serviço: Projeto Sexta Tem recebe o grupo Roda de Samba – Endereço: Conjunto Tucumã II – Avenida Central, nº 581, Distrito industrial – próximo ao Parque Tucumã – Informações: 3229-4918/5461.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter