Grupo de música CamerAcre Uirapuru apresenta espetáculo “Lendas Amazônicas de Outros Cantos”

Projeto apoiado pela FEM reúne alunos do curso de música da Ufac em apresentações nos municípios

Um espetáculo musical promete apresentar várias novidades aos alunos da rede pública de ensino no interior do Estado. Trata-se da CamerAcre Uirapuru, grupo de música de câmara composto por oito integrantes do curso de música da Universidade Federal do Acre. Segundo a direção do grupo, a principal proposta do espetáculo é promover a interiorização da cultura artística no Acre. Aceito e apoiado pela Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (Cultura em Movimento), o projeto realiza uma série de apresentações didático-artísticas nas cidades de Capixaba, Porto Acre, Feijó, Tarauacá, Cruzeiro do Sul e Mâncio Lima.

orquestra_ufac_talita_oliveira_61.jpg

Grupo CamerAcre Uirapuru é composto por cinco integrantes do curso de música da Universidade Federal do Acre (Foto: Talita Oliveira/Divulgação)

Música de Câmara nada mais é do que o trabalho feito por um pequeno grupo de músicos. Receberam esse nome porque antigamente se acomodavam nas câmaras de praças e palácios. No caso do grupo CamerAcre Uirapuru, existe um atrativo a mais, que são os instrumentos menos comuns, como o violoncelo e o oboé. Todos os concertos serão abertos à sociedade em geral, com entrada franca.

Para Marcelo Brum, diretor artístico do CamerAcre, o espetáculo revela a identidade dos povos da Amazônia com suas lendas, que são contadas em formato de música. Ele também lembra que o espetáculo tem músicas bastante conhecidas, mas com arranjos novos e complexos. "É um espetáculo de bastante profundidade", acrescenta Brum, também professor do curso de música da Ufac.

O espetáculo de música de câmara "Lendas Amazônicas de Outros Cantos" tem o apoio do Governo do Estado, através do Edital Cultura e Movimento da Fundação Elias Mansour, além do apoio da Escola de Música e Orquestra Filarmônica Musicalizar. Alem do espetáculo musical, também ocorrem oficinas interativas com o público presente ao concerto. A primeira apresentação será em Feijó, nesta quinta-feira, 19.

ITINERÁRIO

Feijó
19/08/2010, Auditório da Escola José Gurgel Rabelo, às 19 horas

Tarauacá
20/08/2010, Galpão da Cultura, às 19 horas

Cruzeiro do Sul
21/08/2010, Auditório do Centro de Formação e Tecnologias da Floresta (CEFLORA), às 16 horas

Mâncio Lima
22/08/2010, Centro de Multiuso, às 19h30

Porto Acre
19/09/2010, Centro de Florestania e Cultura, 19 horas

Capixaba
26/09/2010, Centro Cultural Severino Jorge Matos, 19 horas

CAMERACRE UIRAPURU

Reza uma lenda indígena que a floresta silencia por completo quando canta o uirapuru. Dizem que é uma melodia pura e delicada, ofertada pelo deus Tupã, e que lembra uma flauta. Depois dessa explicação não é difícil compreender porque o nome CamerAcre Uirapuru foi o escolhido por esse grupo de músicos que vivem num território da região amazônica, mais precisamente num lugar pouco conhecido e que até levanta dúvidas a respeito de sua existência: o Acre. A formação não é nada tradicional: apresentam-se com flauta, clarinete, viola, violoncelo, violão/guitarra, piano, vozes e percussão. A primeira apresentação foi na cidade de Puerto Maldonado, no Peru, durante a inauguração do auditório da Universidad Nacional Amazonica de Madre de Dios, em junho de 2009. Seria apenas uma experiência "didático-artística", já que é uma camerata vinculada à Universidade Federal do Acre. Mas o que começou como desdobramento de um trabalho acadêmico tomou proporções maiores: o grupo assumiu uma série de atividades na cidade de Rio Branco, e no Peru a receptividade do público e da crítica foi tão calorosa que garantiu a participação da CamerAcre na programação do MAP VIII (congresso bianual que reúne saberes e instituições da Bolívia, Brasil e Peru). Antes da turnê pelo interior do estado, eles participaram de festivais importantes em cidades do sul e ainda em Montevidéu, no Uruguai.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter