Grávidas do Taquari recebem orientações e ginástica pré-natal

Os exercícios garantem fortalecimento muscular, protegendo assim as articulações e reduzindo o risco de lesões (Foto: Pedro Paulo)
Os exercícios garantem fortalecimento muscular, protegendo assim as articulações e reduzindo o risco de lesões (Foto: Pedro Paulo)

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveram na segunda, 16, na Unidade Básica de Saúde Maria de Jesus de Andrade, localizada no bairro Taquari, uma sessão de orientações físicas a um grupo de 60 mulheres grávidas, como atividades de apoio ao pré-natal.

Segundo Darcy Gadelha, da Secretaria Adjunta de Integração Social da Sesp, o objetivo é manter a mulher em harmonia com as mudanças do corpo em decorrência da gravidez.

Formada em Educação Física, Darcy considera a ginástica pré-natal essencial para a grávida, porque promove boa convivência e bem-estar com o filho que esta gerando. A educadora lembra que as gestantes podem e devem praticar exercícios, mas precisam buscar orientações de seus médicos para não ter problemas com a atividade escolhida.

“Essa atividade faz parte do conjunto de ações preventivas que a Sesp e os órgãos parceiros estão preparando para a comunidade do Taquari. No próximo dia 28 tem mais”, disse Darcy.

A dona de casa Patrícia Oliveira da Conceição será mãe pela quarta vez, mas é a primeira que recebeu orientações sobre ginástica para grávidas. Ela disse ter gostado da : “É a melhor maneira para enfrentar questões importantes, durante o pré-natal”.

Atividade física na gestação

Para a enfermeira Márcia Leão, que coordenou as atividades, é necessário a todas as gestantes um tipo trabalho corporal a cada trimestre da gestação, para facilitar a adequação às alterações que ocorrem nesse período.

“O diferencial desse trabalho é a forma que ele é ofertado na Unidade Básica de Saúde Maria de Jesus de Andrade. Podem participar, além das gestantes pais, filhos e pessoas da comunidade”, explica.

Márcia observa que toda semana se aborda um tema diferente, sempre com a proposta de tirar dúvidas que às vezes, durante o pré-natal, não se tem entusiasmo de perguntar.

Segundo ela, os exercícios de ginástica garantem fortalecimento muscular, protegendo assim as articulações e reduzindo o risco de lesões. Ajudam também na oxigenação, na circulação e no controle da respiração e melhoram a autoestima.