A corrente de solidariedade não para, principalmente agora, que as famílias atingidas pela cheia do Rio Acre se preparam para voltar para casa. Dessa vez, foi a Grande Loja Maçônica do Acre que realizou doações ao Acre Solidário, num ato realizado na tarde desta segunda-feira, 5, na sede da Maçonaria em Rio Branco, que contou com a presença da primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida.
São cerca de três toneladas de alimentos, material de limpeza, água potável e roupas. A campanha aconteceu entre os próprios obreiros da Loja Maçônica, que se mobilizaram e somaram esforços junto com o Estado, como tantas outras entidades têm feito. “A solidariedade faz parte da nossa missão institucional. E vendo a aflição do governo do Estado e dos nossos desabrigados, a Maçonaria resolveu se mobilizar”, explica o grão-mestre da Loja Maçônica do Acre, Francisco de Souza Chaves.
A Maçonaria é uma sociedade de caráter universal, cujos membros cultivam o aclassismo, humanidade, os princípios da liberdade, democracia, igualdade, fraternidade e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica. No Acre, a loja existe há mais de um século. A solidariedade faz parte de sua doutrina, ajudando permanentemente as pessoas menos favorecidas de forma geralmente anônima.
A campanha de arrecadação de donativos para os desabrigados começou ainda com Pedro Luis Longo como grão-mestre. Agora, o novo grão-mestre Francisco Chaves conta que a campanha não vai parar e que outros donativos já foram enviados para as cidades do interior que também foram atingidas pelas cheias dos seus rios.
A primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, fez questão de ir pessoalmente à sede da Grande Loja Maçônica em Rio Branco para agradecer toda a ajuda. “Essa não está sendo uma luta só do governo, mas uma luta de toda a sociedade. Todos estão envolvidos de alguma forma, e ver isso me faz muito feliz”, disse.