Grafiteiros iniciam programação de Encontro Internacional em Rio Branco

O evento visa romper as barreiras do preconceito sobre a arte de rua (Foto: Diego Gurgel/Secom)

A terceira edição do  RB Grafite, evento que reúne grafiteiros acreanos em uma programação alusiva à arte de rua e ao Dia Internacional do Graffiti (27 de março), se iniciou neste sábado, 25, e se encerra na sexta-feira, 31. O encontro também conta com a participação de artistas do Paraná e Bolívia.

O RB Grafite 2017 é uma realização do Coletivo de Artes Urbanas Acreano (Caua), com apoio do governo do Estado e Prefeitura de Rio Branco.

Durante a solenidade de abertura da semana, na Fundação Garibalde Brasil (FGB), os grafiteiros receberam a doação de kits de pintura, entregues pela gestão municipal como forma de apoio, reconhecimento e fortalecimento da cultura urbana.

A programação conta com grafiteiros da Bolívia e demais estados brasileiros (Foto: Diego Gurgel/Secom)

“Esse é primeiro evento internacional de graffiti, que realizamos no Acre. Nas edições anteriores realizávamos apenas um mutirão, um dia de atividades com os artistas locais. Encontros como esse, dão visibilidade ao movimento, uma vez que o país vive um momento cultural delicado, a exemplo de São Paulo que teve pinturas censuradas pela prefeitura”, frisou o presidente do Caua, Dedé Stencil.

Bate-papos, workshops, shows e arte em diversos pontos da cidade compõem a programação do encontro, que agrega outros movimentos urbanos, como o do hip hop e hap.

Sérgio de Carvalho, presidente da FGB, observa que é papel da gestão apoiar e incentivar as diferentes vertentes culturais. “Essa é uma parceria nossa com os movimentos urbanos, que visa proteger as pinturas que colorem a cidade e levar maior conscientização para a população, ao desmistificar os conceitos sobre arte urbana”, destacou.

Cores da Amazônia

O projeto desenvolvido pelo grupo TRZ Crew Grafite e Arte, “Águas Sagradas”, responsável pela transformação artística das Estações de Tratamento de Água (ETA) de Rio Branco, recebeu um novo incentivo do Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), que doou novos kits de pintura aos grafiteiros, nesta manhã.

Apoiado pelo governo do Estado, por meio do gabinete do governador, Fundação Elias Mansour, Assessoria da Juventude e Secretaria de Comunicação, a iniciativa de grafitagem dos espaços degradados da capital também será fomentada nas ETAs do interior.

“Essa foi um iniciativa do nosso governador Tião Viana, que vendo que em lugares, os gestores estão tirando a memória da arte, deixando os espaços públicos cinza, resolveu estimular o colorido da Amazônia, nossa biodiversidade, por meio da arte do grafite. Os reservatórios de Cruzeiro do Sul também vão ganhar o colorido da nossa Amazônia”, explicou o diretor-presidente do Depasa, Edvaldo Magalhães.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter