Governo visita produtores de café de Manoel Urbano

cafe_foto_gleilson_miranda_09.jpg
Café está madurando para a próxima safra (Foto: Arquivo Secom)

A Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) realizou nesta segunda e terça-feira, 3 e 4, visita técnica aos produtores do ramais São João e Conquista, localizados na zona rural de Manoel Urbano. O objetivo era verificar as mudas de café, que foram entregues pelo governo, e acompanhar a safra do produto no local.

“As  famílias realizaram o plantio das mudas, entregues em outubro. Os pés de café estão na fase de aplicação das técnicas de envergamento. Então, além do acompanhamento, pudemos conversar sobre as perspectivas da safra 2014”, afirma o coordenador técnico, Rômulo Brando. O envergamento é uma nova tecnologia para condução de lavouras de café,  que desenvolve a produtividade da planta, por meio de um manuseio específico, aplicado ao caule do café, nos primeiros meses de desenvolvimento.

Os produtores inseridos no programa de incentivo a cafeicultura já trabalhavam com esse tipo de cultivo. Além das mudas para expansão dessa cadeia produtiva,  foram realizados investimentos nessa região com equipamentos para a valorização da produto. O secador e descascador de café, em breve, serão utilizados novamente, porque a colheita da safra deste ano está prevista para abril. No ano passado, a saca foi vendida por R$ 210 e para 2014 os preços se mantêm, por isso a perspectiva de boa renda para os produtores.

“Teremos uma grande produção de café este ano e nossa satisfação é ver que as pessoas mais pobres destes ramais já estão mudando de vida. Elas adquiriram bens para sua casa, como antena parabólica, TV, geladeira e vemos que estão animados com o trabalho. O aumento da qualidade de vida dos produtores rurais é fruto da ação do governo, do programa Luz para Todos e do apoio da SEPN”, afirma o secretário José Carlos Reis.