Governo viabiliza mecanização agrícola no assentamento Moreno Maia por intermédio do Projeto Calha Norte

Produtores rurais do projeto de assentamento Moreno Maia, Rodovia AC-90, quilômetro 08, zona rural de Rio Branco, foram beneficiados com a entrega de 3 microtratores com carreta agrícola, no último dia 2 de outubro, viabilizados pelo governo do Estado, com investimento na ordem de R$ 211,200 mil, frutos de convênio com o Ministério da  Defesa, Projeto Calha Norte.

Maquinários para mecanização agrícola no assentamento Moreno Maia foram entregues pela Secretaria de Agricultura na Associação de Trabalhadores Rurais Paralelo. Foto: cedida

As tratativas legais do convênio foram implementadas pela Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), com expectativas de beneficiar 90 famílias de trabalhadores e trabalhadoras rurais que lidam com o cultivo de mandioca, feijão, milho e outros grãos.

O diretor de Produção e Agronegócio, Cláudio Luiz de Oliveira, esclareceu que o maquinário vai auxiliar os agricultores familiares nas operações de mecanização agrícola, como o preparo do solo, a capina após o plantio, dispensa de agrotóxico, já que a máquina faz a capina, bem como assistência no transporte, já que as carretas serão acopladas no trator para executar esse serviço também.

“Importante destacar a diminuição do esforço físico do produtor, que não vai precisar usar a enxada e também na questão do transporte da mandioca para a casa de farinha, para fabricação da farinha, goma e tucupi”, enfatiza.

O presidente da Associação Paralelo dos Trabalhadores Rurais, Raimundo Nonato Celestino da Silva, destaca que “a lida no trabalho com agricultura é árdua, demanda esforços físicos diários por longas horas no sol quente. Com certeza a chegada do maquinário em nossa associação vai representar uma diminuição nessa labuta pesada, que só sendo agricultor para saber como é”, afirmou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter