O governo do Acre, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), vai realizar a construção de cem escolas rurais em comunidades de difícil acesso.
Os serviços serão executados dentro do Programa de Saneamento Ambiental e Inclusão Socioeconômica do Acre (Proser).
Nos próximos três anos serão executados R$ 6 milhões em recursos, que serão aplicados em ações e programas da SEE.
Somente este ano, será realizada a construção de vinte e cinco escolas. O Proser mantém parceria com o Banco Mundial (Bird).
Os recursos serão administrados pelas próprias escolas, por meio de comitês específicos a serem criados. Tudo para que a própria comunidade escolar aprenda a realizar todos os trâmites, inclusive documentais, para captar, no futuro, os próprios recursos e se tornar autônoma.
Dentro do programa serão atendidos dez mil alunos das séries iniciais do ensino fundamental em classes multisseriadas de difícil acesso, cinco mil do sexto ao nono ano, e dois mil alunos do ensino médio, também na zona rural, de todos os vinte e dois municípios acreanos.
Além disso, será realizada ainda, dentro do Proser, a qualificação de mil professores e gestores do ensino fundamental e do ensino médio de escolas urbanas comunitárias que trabalham com a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O Proser é a continuidade do Proacre, que está em execução e tem como objetivo principal dar cidadania para as comunidades rurais de difícil acesso e promover o protagonismo a essas comunidades.