O Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal, vai investir este ano R$ 3 milhões na compra antecipada de alimentos beneficiando diretamente 350 produtores rurais da agricultura familiar. O anúncio foi feito nesta quarta-feira, 4, no auditório da Seaprof, durante reunião com 53 entidades sociais atendidas pelo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Os alimentos do PAA são doados a entidades sociais que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Seds), por meio da coordenação de Segurança Alimentar, trabalha na visita, levantamento, cadastro e monitoramento das entidades. Entre elas estão associações de moradores, creches, hospitais, casas de recuperação e casas de abrigo. As entidades também recebem cursos de capacitação em segurança alimentar para a melhor destinação dos produtos.
Dona Maria Eranilde Paiva é presidente da Associação dos Moradores do bairro Jorge Lavocat. A entidade fornece uma refeição diária para crianças e adolescentes em situação de risco. “Não teríamos como garantir comida para uma média de 50 crianças e adolescentes por dia sem essa ajuda do governo do Estado”, disse Maria Eranilde.
Os produtores rurais também são beneficiados com a compra antecipada da produção. Elida Guimarães é presidente da Associação de Produtores Rurais do Pólo Hélio Pimenta. Ela explica que o programa beneficia diretamente 101 produtores da região. “Isso representa uma grande mudança na nossa vida. Significa dinheiro para investir mais na produção, garantindo alimentos com mais qualidade”.
O secretário da Seaprof, Lourival Marques, e a secretária Adjunta da Seds, Maria Renina Shafer, fizeram a entrega de caixas plásticas aos representantes das entidades sociais para o armazenamento dos produtos. A partir de agora, a entrega dos alimentos será realizada toda segunda-feira, na sede da Ceasa Rio Branco.