Governo vai implantar sistema de videomonitoramento no interior

Secretaria nacional de segurança entrega equipamentos para combate ao crime no Estado
Serão 59 novas câmeras instaladas nas cidades de fronteira (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), ligada ao Ministério da Justiça liberou no último dia 31 de dezembro, aproximadamente três milhões de reais para a implantação do sistema de videomonitoramento nas cidades do interior do Acre. Serão 59 novas câmeras instaladas em Cruzeiros do Sul, Manoel Urbano, Plácido de Castro, Capixaba, Epitaciolândia, Brasileia e Assis Brasil.

Estima-se que no segundo semestre deste ano o sistema já entre funcionando e possa proporcionar maior segurança às populações dos municípios da fronteira. O processo licitatório para a aquisição das câmeras e demais equipamentos já está em fase final para o encaminhamento à Comissão Permanente de Licitação (CPL).

Para investimento na aquisição e instalação do Sistema Integrado de Gestão Operacional (Sigo), foram investidos, já neste ano, quase dois milhões de reais. O Sigo deve integrar todas as delegacias de Polícia Civil, quartéis da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros no interior.

Desta forma, todas as unidades da segurança pública estarão utilizando o sistema integrado, otimizando as informações e todos os procedimentos legais, inclusive, inquéritos policiais e autos de prisão em flagrante. “Nós vemos com otimismo a instalação desses equipamentos. O nosso trabalho será reforçado e a população certamente se sentirá mais segura”, afirmou Reni Graebner, secretário de Segurança.