O governo do Estado, através do Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), determinou a construção de uma unidade de Polícia na região do Calafate em Rio Branco. É uma resposta aos reclames de uma comissão formada por políticos, líderes religiosos e comunitários que foram ao secretário de Segurança Pública Reni Graebner, dia 13 de março, pedir providências, preocupados com o aumento da criminalidade (especialmente crimes de homicídios) registrados naquela região nos primeiros meses de 2013.
Na segunda-feira, 1º, o secretário adjunto de Segurança Pública, Ermício Sena, em companhia do comandante da Polícia Militar, coronel José dos Reis Anastácio, e do subcomandante, coronel Paulo Cézar, esteve na região para conversar com pessoas da comunidade e conhecer e avaliar as condições de um imóvel que será alugado provisoriamente para servir de unidade policial até que um prédio próprio seja construído.
Ermício Sena disse que a unidade ser construída no Calafate funcionará de forma integrada com a Polícia Militar e Civil nos mesmos moldes das demais delegacias da capital. Ele afirmou ainda que a Divisão de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública (Sesp) fez minucioso levantamento e concluiu que a maior parte dos homicídios registrados na região foram motivados pelo controle do tráfico de drogas. “Os criminosos foram todos identificados e presos”, disse.