O governo do Acre, por meio da Secretaria de Habitação e Urbanismo e da Representação em Brasília, tratou sobre melhorias nos serviços de água e esgoto para os municípios de Acrelândia e Rio Branco, que constam de projetos selecionados e aprovados no novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em reunião com equipe do Ministério das Cidades.
A reunião foi realizada pelo secretário de Habitação e Urbanismo, Egleuson Santiago, e o representante do governo em Brasília, Fabio Rueda, com o secretário substituto da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA) daquele ministério, Flávio Marcos Passos Gomes Júnior, junto a assessores, nesta quinta-feira, 5, em Brasília.
“Buscamos garantir avanços e os recursos referentes às propostas selecionadas e aprovadas no novo PAC para a área, que são extremamente importantes para a população abrangida”, afirmou o secretário Egleuson, lembrando os impactos climáticos enfrentados no Acre, como a grave crise hídrica, e a importância das iniciativas para preparar o estado para os possíveis enfrentamentos futuros. Ele também destacou que saneamento significa “dignidade e saúde para a população”.
Fabio Rueda reforçou as necessidades do estado, explicando que, além das medidas de enfrentamentos à atual crise hídrica, o governo busca providências preventivas para minimizar futuros impactos dos eventos climáticos junto à população. E destacou a importância da atuação conjunta neste sentido.
“Esse esforço conjunto, governo do Estado, governo federal e os municípios, é de fundamental importância para cuidar das pessoas, conforme é o direcionamento do governador, atuando não só a curto prazo, mas também com planejamento a médio e longo prazo”, afirmou Rueda, ressaltando o papel da Representação do Governo em Brasília (Repac) em fazer essa aproximação.
O secretário substituto da SNSA – que ocupa o cargo de diretor do Departamento de Saneamento Rural e de Pequenos Municípios -, Flávio Marcos, garantiu empenho para ajudar o estado. “Nosso objetivo, enquanto Secretaria Nacional de Saneamento, é ver essas obras concluídas e, o principal, a população atendida e, assim, a melhoria da qualidade de vida de todos”, afirmou, reforçando: “É muito gratificante para nós, que trabalhamos no setor de saneamento, ver um governo que está dando prioridade numa ação que é de extrema importância”.
Também participaram da reunião, pela SNSA a diretora substituta do Departamento de Repasses e Financiamento – e coordenadora-geral do Marco Legal de Saneamento do Departamento de Cooperação Técnica -, Patrícia Valéria Vaz; e o coordenador-geral de repasses a empreendimentos de água e esgoto do Departamento de Repasses e Financiamentos, Gilson Pires da Silva.
Pela Representação do Governo em Brasília (Repac) estavam, também, os assessores Samuel Lisboa e William Raad, e o chefe do Departamento Técnico, Elomar Chaves.