Governo transforma a vida de quem trabalha às margens do rio

Joaquim Pereira é o mais antigo construtor naval de Tarauacá (Foto: Jaqueline Teles/Sedens)
Joaquim Pereira é o mais antigo construtor naval de Tarauacá (Foto: Jaqueline Teles/Sedens)

O governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Florestal, da Indústria, do Comércio e dos Serviços Sustentáveis (Sedens), entregou, em junho de 2013, quase R$ 800 mil em maquinários para os construtores de barcos e móveis de Tarauacá.

Os equipamentos foram distribuídos para profissionais das mais diversas localidades, inclusive em seringais bem distantes. Uma equipe da Sedens visitou, após sete meses, alguns desses especialistas e constatou que ouve aumento na margem de lucro, na produção e na contratação de mais mão de obra.

De acordo com Jorge Pereira, presidente da Cooperativa dos Construtores Navais Arte Moderna, antes quase todo o trabalho era artesanal e muitas coisas eram terceirizadas, com isso aumentava o tempo para fabricar e diminuía o lucro. “Com as máquinas ganhamos mais agilidade e aumentamos a produção”, explica.

Joaquim Pereira, 63, o mais antigo construtor naval de Tarauacá, faz barco há 40 anos. Do governo ganhou máquinas desempenadeira, tupia, torno e vários outros equipamentos. “Nunca pensei ter máquinas tão modernas, dá mais prazer em trabalhar”, conta sorrindo, o homem que garante ter feito mais de mil barcos.

O mecânico João Lourenço, o “Juca”, é um dos mais procurados da região, e também foi contemplado com máquinas. “Antes passava umas duas horas para fazer um reparo, agora esse tempo diminuiu pela metade. Posso dizer que, agora, tenho uma oficina moderna”, garante.

A produção de barcos nesta região é tão grande que tem extrapolado as fronteiras do Acre. “Nós atendemos pedidos de pessoas do Amazonas e de Rondônia”, garante Jorge Pereira.

Para o titular da Sedens, Edvaldo Magalhães, a entrega dos equipamentos foi a forma encontrada pelo governador Tião Viana para profissionalizar e aumentar a produtividade artesanal.

“Simplesmente olhamos para o talento que já existe na microeconomia rural e equipamos os profissionais. Demos condições de desenvolverem, ainda mais, suas técnicas”, disse Edvaldo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter